Meio Ambiente e Sustentabilidade

A Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fedração das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) foi criada em 2010 e busca, desde então, promover medidas que estimulem as indústrias do DF a buscarem o desenvolvimento e o aumento da competitividade, observando os critérios de sustentabilidade, além de promover estudos, análises e debates para subsidiar a tomada de decisão. Visa, ainda, acompanhar a legislação e propor sugestões de posicionamento de defesa do interesse da indústria nas questões relativas ao meio ambiente.

Empresas bem controladas e que adotam boas práticas ambientais têm seus custos reduzidos porque consomem menos energia, menos água, geram menos resíduos, utilizam menos matérias primas, reutilizam, reciclam ou vendem seus resíduos, gastam menos com controles de poluição e não se arriscam a pagar multas, muitas vezes altíssimas, devido ao não cumprimento da legislação ambiental aplicada ao seu negócio.

 

A Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade oferece os seguintes serviços:

 

Assessoria Técnica em Meio Ambiente

As atividades de assessoria técnica em meio ambiente têm a finalidade de realizar o levantamento, tratamento e disseminação de informações relativas à questão ambiental e de uso do solo, com reflexos no setor industrial do DF, visando orientar sindicatos e indústrias quanto às ações a serem implementadas.

Além disso, propõe acompanhar a legislação pertinente ao meio ambiente e uso do solo e divulgar as novidades, tendências ou impactos para o setor industrial, visando auxiliar empresas e sindicatos quanto ao cumprimento de requisitos legais e propor medidas e/ou posicionamentos em defesa dos interesses do setor industrial.

O resultado esperado é alcançar a correta aplicação de normas e legislações ambientais e de uso do solo, evitando penalidades, tendo a Fibra mais próxima de sua base de representação e estimulando as empresas a atuarem com base no tripé da sustentabilidade, se tornando mais competitivas.

 

Representação da Fibra junto às entidades e órgãos, nos assuntos relacionados ao meio ambiente e de uso do solo

A representação da Fibra em conselhos, órgãos públicos e entidades privadas visa oferecer informações qualificadas aos agentes públicos nas discussões de matérias de interesse da indústria, identificando possíveis problemas e atuando nas decisões de interesse do setor, conforme diretrizes estabelecidas pela entidade. Propõe, também, diretrizes e estratégias que sirvam de base ao posicionamento da Fibra na área de meio ambiente e de uso do solo, com o objetivo de defender os interesses do setor industrial e garantir um ambiente de negócios favorável ao crescimento e à competitividade.

A Fibra está representada pela DMAS em diversos fóruns, mencionadas a seguir, com a finalidade de manter um diálogo permanente e eficaz com o governo e demais organizações da sociedade civil, contribuindo na formulação de políticas e ações do poder público que repercutam diretamente nos interesses da indústria como, por exemplo: 

 

Assessoria Técnica em Políticas Públicas Ambientais e de Uso do Solo

Acompanhar e avaliar Políticas Públicas Ambientais e de Uso do Solo promovendo a aproximação entre empresas e governo e conciliando interesses econômicos com os pilares ambiental e social que formam o tripé da sustentabilidade, são os fundamentos para a atuação da DMAS na prestação deste serviço. O objetivo é auxiliar na defesa de interesse da indústria, conciliando com os interesses da coletividade.

Nesse campo, a Fibra, por meio da DMAS, vem atuando com temas como Licenciamento Ambiental, Zoneamento Ecológico-Econômico, Lei de Uso e Ocupação do Solo, Compensação Florestal, entre outros. Dessa forma, os interesses do setor empresarial são defendidos de forma ética e transparente pela instituição, por profissionais qualificados.

 

Eventos Técnicos sobre Assuntos Ambientais e de Uso do Solo

Outro produto/serviço oferecido pela DMAS é a realização de eventos como seminários, capacitações e palestras de sensibilização e conscientização dos empresários em relação à questão ambiental e de uso do solo, com ênfase no conceito de sustentabilidade nas indústrias do DF.

Confira os eventos realizados pela DMAS:

 

Conhecendo as indústrias do DF - Visitas técnicas

Visando conhecer o processo produtivo e as boas práticas ambientais desenvolvidas pelas indústrias locais e disseminá-las junto ao setor produtivo, para que outras empresas tomem conhecimento e viabilizem a sua adoção, a DMAS realiza visitas técnicas desde 2015.

Foram visitadas indústrias dos segmentos gráfico, alimentação, grãos, bebidas, mobiliário, farmoquímica, cimento, de reciclagem, construção civil, entre outras, onde é aplicado questionário sobre práticas ambientais, conhecimento da legislação e destinação de resíduos, cujos registros e fotos são arquivados para consulta posterior.

 

TEMAS

A Fibra tem foco nas temáticas ambientais que mais impactam o setor produtivo no Distrito Federal:

 

Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (061) 3362-6190 ou pelo e-mail assuntos.ambientais@sistemafibra.org.br 

 

 

Pesquisa

banner indicadores

epilepsia fibra

banner pro site catalogo