Atividade da Construção do DF registra queda
Os dados de agosto da Sondagem da Indústria da Construção do DF apontam queda tanto no nível de atividade quanto no emprego do setor, com ambos os indicadores passando a se situar abaixo da linha dos 50 pontos, que separa crescimento de queda.
O índice de evolução do nível de atividade da construção alcançou 45,1 pontos em agosto – queda de 7,9 pontos ante o mês de julho (53,0 pontos). O novo posicionamento do índice abaixo dos 50 pontos, sinaliza recuo do nível de atividade. Na comparação com agosto do ano passado (54,3 pontos), o índice diminuiu 9,2 pontos
O índice de evolução do número de empregos também apresentou retração, alcançando 41,4 pontos em agosto – queda de 15,0 pontos frente a julho (56,4 pontos). Assim como no nível de atividade, o desempenho abaixo de 50 pontos sinaliza queda no emprego mais disseminada no setor.
A redução da utilização da capacidade de operação (UCO) reforça esse cenário de retração. Em agosto, o indicador atingiu 63%, recuo de 4 p.p. em relação a julho.
Diante desse cenário, as expectativas dos empresários para os próximos seis meses foram reavaliadas. Apesar do ajuste, ainda prevalece um otimismo cauteloso em relação aos próximos meses.
A pesquisa foi elaborada pela Federação das Indústrias do DF – Fibra em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI, no período de 1º a 10 de setembro de 2025.