![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Confiança industrial registra novo crescimento
O Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (ICEI DF) atingiu 54,5 pontos em setembro – aumento de 0,7 ponto frente ao resultado de agosto (53,8 pontos). O posicionamento acima dos 50 pontos indica empresários confiantes.
Pelo segundo mês consecutivo, o ICEI DF aponta para uma melhora na percepção dos empresários impulsionada pelas expectativas para os próximos seis meses. Contudo, as condições atuais ainda se mantém desfavoráveis.Na comparação com setembro do ano passado (58,2 pontos) houve recuou de 3,7 pontos.
COMPONENTES DO ICEI DF
O índice de Condições Atuais alcançou 46,2 pontos em setembro frente aos 46,6 pontos de agosto – recuo de 0,4 ponto. Mais uma vez a reavaliação das condições atuais sugere um aumento no pessimismo dos empresários, pontualmente, piorado pelo desempenho dos negócios correntes.
Na comparação com setembro do ano passado (49,1 pontos), o índice recuou 2,9 pontos, revelando que as condições atuais estão piores do que as do mesmo período do ano anterior.
O índice de Expectativas alcançou 58,7 pontos em setembro ante os 57,5 pontos de agosto – aumento de 1,2 ponto. Paulatinamente, os empresários ajustam o otimismo em relação aos próximos seis meses mês a mês.
Porém, na comparação com setembro do ano passado (58,7 pontos), ocorreu recuo do índice (4,1 pontos). O que demonstra um otimismo menos disseminado esse ano por parte dos industriais.
Os dados foram coletados pela Fibra, em parceria com a CNI, no período de 1º a 10 de setembro de 2025.