Fibra realiza 1º Diálogo Biotic para debater parque tecnológico no DF

corpo materia biotic CRI8777

O Distrito Federal recebe, esse ano, o Biotic – Parque Tecnológico de Brasília. Trata-se de um ambiente inovador e sustentável, favorável à criação, instalação e desenvolvimento de empresas e produtos de base tecnológica – um campos de inovação onde a bioeconomia e as TICs se encontram. Diante da grandeza e importância do parque, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoveu, durante toda sexta-feira (5/5), o 1º Diálogo Biotic – Iniciativas de inovação tecnológica para a bioeconomia.

O evento foi promovido no Hotel Royal Tulip e reuniu dezenas de líderes, empresários e formadores de opinião convidados para debater o assunto. A abertura do diálogo contou com a presença do presidente do Sistema Fibra, Jamal Jorge Bittar, do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg; além de presidentes de Sindicatos e de empresas públicas do GDF, acadêmicos, entre outros.

Na oportunidade, Jamal Jorge Bittar destacou a presença de um público tão seleto em um evento que vai colaborar muito para o Biotic. “Brasília é uma cidade muito inteligente. Acredito que, por isso, precisava de um governo como esse que investe na inteligência da cidade. Atrair investimento para o DF, na forma do que temos de melhor: inovação, tecnologia e desenvolvimento: esse é um vetor imprescindível para Brasília”, destacou o presidente do Sistema Fibra.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab, foi representado por Jailson Bitencourt de Andrade que parabenizou a Fibra pela criação de um parque de tão alta tecnologia. “Esse assunto da bioeconomia é o caminho para vencer a desigualdade e ir para um mundo mais justo. O Ministério tem o lema de ciência, tecnologia e inovação para enfrentar as diferenças sociais e econômicas do país. Nesse sentido, o Biotic está em consonância com as estratégias do Ministério da Ciência e Tecnologia”, destacou Bitencourt.

Na oportunidade, o governador Rodrigo Rollemberg relembrou que, quando assumiu o governo do Distrito Federal, a característica do Parque Tecnológico era um ambiente voltado exclusivamente para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Segundo o governador, cada vez mais há, em Brasília, várias áreas avançando de forma integrada – áreas denominadas portadoras de futuro. “Nós não podemos, com as características que temos em Brasília, com a força científica e tecnológica aqui instalada, especialmente na área de biotecnologia, abrir mão de termos associado ao conjunto de serviços de TIC, termos também a oportunidade de ter empresas como a Embrapa como âncoras de um projeto tecnológico. Daí essa integração entre TIC, Biotecnologia, da Agricultura tropical, darão ao parque tecnológico uma nova robustez e uma viabilidade econômico-financeira do BioTIC”, afirmou Rollemberg durante a abertura do evento.

Ainda de acordo com o governador, quem vai moldar mesmo o BioTIC é a iniciativa privada. “Daí a grande importância desse evento realizado pela Fibra, que reúne agentes que poderão investir em novas áreas. A partir desse diálogo, poderemos construir um modelo mais eficiente para o parque, que será um divisor de águas para o nosso modelo de desenvolvimento e na história econômica do Distrito Federal”, finalizou Rollemberg.

O evento foi composto por dois painéis de diálogo, divididos entre os temas: Tendências em Bioeconomia; e Iniciativas e Investimento em inovação tecnológica para bioeconomia. O parque Biotic deve gerar de 25 a 30 mil empregos de alta qualificação e receber 1,2 mil empresas de base tecnológica em uma área de 960 mil metros quadrados. A gestão do parque é 100% privada, e a inauguração do edifício-sede de governança do parque será em outubro de 2017. A oferta pública de investimentos está prevista para o mês de fevereiro de 2018.
 
Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)

Pesquisa

banner indicadores

escritorio projetos IEL

epilepsia fibra

banner pro site catalogo