Notícias

Sesi e Senai-DF na 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Dezoito alunos da 3ª série do Ensino Médio da escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) participarão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do DF, que ocorrerá de 15 a 21 de outubro, no pavilhão de exposições do Parque da Cidade. O tema da 15ª edição é Ciência para Redução das Desigualdades.

No palco principal e no miniauditório, os estudantes do Sesi Taguatinga encenarão uma peça de teatro feita como parte de um projeto da disciplina de Sociologia chamado Contemporaneidade do Racismo Velado, com o objetivo de promover a discussão sobre o racismo de forma didática. A peça é inspirada na obra Negrinha, de Monteiro Lobato. É um misto de uma releitura do conto e de uma análise sobre o racismo, por meio da desigualdade entre negros e brancos e das posições sociais. A preparação do espetáculo envolveu ainda disciplinas como Literatura, Português e Artes Cênicas.

“A temática é histórica e infelizmente está presente no nosso dia a dia, por isso o trabalho propõe a conscientização da necessidade do combate ao preconceito”, explica a responsável pelo projeto, a professora de Sociologia do Sesi Taguatinga Luciana Kaminski. Ao final de cada apresentação, haverá um debate entre os estudantes e o público. O espetáculo tem duração de 45 minutos.

Músicas de cantores como Elza Soares, Jorge Aragão, Sandra de Sá e Vanessa da Mata fazem parte da trilha sonora da peça. O cenário e o figurino foram feitos pelos próprios alunos, com a ajuda dos pais, de colegas e de professores. Quem visitar o estande do Sesi-DF poderá conhecer o processo de criação do espetáculo e saber mais sobre o projeto dos estudantes.

Programação:

15/10 – às 10h e às 15h

16/10 – às 10h e às 15h

17/10 – às 10h e às 20h

18/10 – às 10h e às 15h

19/10 – às 10h e às 15h

20/10 – às 10h e às 16h

21/10 – às 10h e às 15h

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do DF estará aberta das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, com exceção da quarta-feira, dia 17, quando funcionará até as 22 horas. No sábado e no domingo, abrirá às 9 horas e fechará às 18 horas. A entrada é gratuita.

Senai

A unidade móvel de Tecnologia da Informação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) também estará na feira. Ela ficará exposta durante os sete dias para visitação e demonstração das atividades de educação profissional. O espaço é equipado como um laboratório convencional e dispõe de estrutura completa para aulas e oficinas.

Histórico 

Desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – sempre em outubro, em todas as unidades da Federação. O objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de assuntos e de atividades de ciência, tecnologia e inovação.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Ivo Lima/MCTIC
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

banner indicadores

epilepsia fibra

banner pro site catalogo