Notícias

Encontro sobre integridade na gestão continua nesta quarta-feira

Na manhã desta terça-feira, 6 de novembro, ocorreu a abertura do 1º Encontro Anual de Integridade Pública da Controladoria-Geral do Distrito Federal, no auditório do Instituto Serzedello Corrêa, no Setor de Clubes Esportivos Sul. O evento é realizado pelo órgão do governo local em parceria com o Sistema Fibra.

“As organizações privadas e públicas precisam de um plano de integridade que vá além da inspeção de contas. É preciso estudar e entender os mecanismos da temática e é isso que propomos neste encontro”, disse o controlador-geral do DF, Lúcio Pinho.

O objetivo do evento, que se encerrará na tarde desta quarta-feira (7), é promover uma reflexão sobre corrupção e integridade, mostrar a importância da implementação de ações de compliance e tratar de normas legais e regulamentares envolvidas nos processos. O termo em inglês compliance significa estar em conformidade com as regras e o conceito é ligado a gestão transparente e de qualidade.

Para o diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Elson Ribeiro e Póvoa, o programa de integridade também fortalece a relação de negócios entre empresas, especialmente no mercado internacional. “O desempenho das indústrias depende do avanço e do apoio a mecanismos de controle, por isso a adoção desses programas pelas empresas fará com que elas gerem riquezas e oportunidades de crescimento para o País.”

1 encontro anual de integridade publica cgdf fibra

No Distrito Federal, a partir de junho de 2019, só empresas que tiverem programas de integridade poderão fazer contratos com a administração pública local (Lei nº 6.112/2018). A norma vale para contratos, consórcios, convênios, concessões e parcerias público-privadas com prazos iguais ou superiores a 180 dias e valores acima de R$ 176 mil.

Também participaram da abertura o ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário, e a controladora-geral adjunta do DF, Liane Angoti. O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), Marco Secco, a superintendente do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), Gricelia Melo, e a controladora do Sistema Fibra, Cristine Menezes, assistiram à cerimônia.

Programa de Integridade da Controladoria

A primeira palestra do evento foi da diretora de Auditoria de Integridade da Controladoria-Geral do DF, Alexandra Joffily. Ela apresentou o programa de integridade do órgão, com a estruturação de mecanismos e de procedimentos internos para disseminar e estabelecer na organização uma cultura ética, moral e de integridade. “A missão principal do serviço público é atender a população com imparcialidade, qualidade e transparência”, afirmou. O plano de ações está aprovado e o programa está na fase de implantação.

Programação

No dia 7, no período da tarde, ocorrerá o talk show Conhecendo a Integridade Segundo a Lei Anticorrupção, com a participação de Júlio Marcelo de Oliveira, procurador do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União; Roberto Livianu, promotor de Justiça do Estado de São Paulo; e Samantha Dobrowolski, procuradora da República. A controladora do Sistema Fibra, Cristine Menezes, será a moderadora.

Os interessados em participar da programação nesta quarta-feira podem se inscrever na hora no balcão da recepção do auditório Instituto Serzedello Corrêa (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3, Lote 3). A entrada é gratuita. Veja a programação:

7 de novembro

14h
Talk show Conhecendo a Integridade Segundo a Lei Anticorrupção

15h30
Abertura da premiação Boas Práticas da CGDF, com apresentação de cases e entrega dos certificados e troféus

17h30
Encerramento    

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

banner indicadores

escritorio projetos IEL

epilepsia fibra

banner pro site catalogo