Siab recebe oficina sobre planejamento financeiro

SIAB oficina de planejamento financeiro O crescimento e o fortalecimento dos sindicatos dependem de seus associados, por isso soluções e serviços que agreguem valor ao trabalho desenvolvido pela instituição fazem a diferença. Um dos pontos que viabilizam esse processo é o planejamento financeiro.

Esse foi o tema de uma oficina promovida pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), no Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab). O objetivo da ação, realizada na quarta-feira (21), foi apoiar a equipe técnica do sindicato na elaboração do seu próprio plano, a fim de assegurar a sustentabilidade financeira da entidade.

A ideia é que, no ano que vem, outros sindicatos da base da Fibra participem de oficinas semelhantes para a construção de planos específicos de gestão. Em outubro, o Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF) recebeu uma oficina sobre plano de comunicação.

A oficina no Siab foi conduzida pelo instrutor em Gestão Estratégica Luis Carlos Oliveira, que disse ser preciso atrair as empresas com mecanismos inovadores e incentivos para a economia do negócio. Ele também falou sobre a mudança de cenário provocada pela Modernização Trabalhista (Lei n° 13.467/2017), que tornou opcional a contribuição a sindicatos.

Parcerias, fidelização de clientes, criação de portfólio, marketing, organograma e análise dos pontos fortes e fracos também foram assuntos abordados. “As discussões são positivas, pois é por meio delas que surgem novas ideias de forma de atuação e de arrecadação. Estamos em um momento de planejar e de agir”, afirma o presidente do Siab, Paulo Sérgio Dias.

PDA
É um instrumento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das federações para fortalecer a representação sindical empresarial, a fim de aprimorar sua atuação na defesa de um ambiente de negócios favorável à competitividade da indústria e ao crescimento sustentado do País.

Para saber mais sobre o PDA, entre em contato com a Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra pelo telefone (61) 3362-6115 ou pelo e-mail assessoriasindical@sistemafibra.org.br.

Veja as fotos da oficina no link.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Helio Montferre/Sistema Fibra