Notícias

Conteúdo da Agenda Legislativa da Indústria do DF 2019 é definido

Seminario Agenda Legislativa 2019 Foto Victor Hugo Pessoa 2059Empresários, líderes sindicais, diretores e técnicos da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) reuniram-se na sede da entidade, nesta quarta-feira (24), para o Seminário da Agenda Legislativa da Indústria do DF 2019. Ao longo da tarde, debateram a respeito de 94 proposições de interesse do setor que tramitam na Câmara Legislativa e selecionaram 34 para integrar a 17ª edição do documento, que será lançada na segunda quinzena maio. 

Todo ano, antes da elaboração da publicação, o seminário é realizado para que se discutam as proposições e o posicionamento do setor industrial sobre cada uma. Os 35 participantes se dividiram em dois grupos para analisar as propostas, organizadas em seis temas – administração pública, política tributária e fiscal, assuntos de relações do trabalho, assuntos econômicos, assuntos relativos à política urbana e de meio ambiente e assuntos sociais –, além de projetos avulsos. 

A abertura do seminário foi feita pelo 1º vice-presidente da Federação, Pedro Henrique Verano, que falou da importância da participação de representantes dos diversos segmentos para o trabalho de defesa de interesses do setor industrial e agradeceu o apoio da Confederação Nacional da Indústria, que enviou uma técnica ao seminário da Fibra. Há 24 anos, a CNI produz a Agenda Legislativa da Indústria, com as proposições que tramitam no Congresso Nacional. 

Antes dos debates, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir o chefe executivo de Assuntos Legislativos do governo do Distrito Federal, Bispo Renato Andrade, responsável pela interlocução entre o Executivo e a Câmara Legislativa. Ele explicou como é o seu trabalho, falou da nova composição do parlamento local, respondeu a perguntas e se colocou à disposição para dialogar com representantes do setor industrial sobre proposições que tenham impacto na atividade. “Se a gente ouvir as pessoas, as leis acabam sendo melhores. E essa é a orientação do governador Ibaneis Rocha”, afirmou. 

Seminario Agenda Legislativa 2019 Foto Victor Hugo Pessoa 1984Os dez sindicatos filiados à Fibra estavam representados no seminário. O presidente do Sindicato das Indústrias de Beneficiamento, Moagem, Torrefação e Fabricação de Produtos Alimentares de Origem Vegetal do Distrito Federal (Sindigrãos-DF), Paulo Roberto Souza, elogiou a prática da Federação de adotar uma metodologia de construção conjunta da Agenda Legislativa da Indústria do DF, de modo que o documento realmente expresse o pensamento do setor. “Acho muito produtivo este momento. Ano após ano, a Fibra incentiva o empresário a entender melhor o que se passa na esfera legislativa e melhora nossa relação com os parlamentares. Isso só traz ganho para a indústria”, diz. 

A Agenda Legislativa da Indústria do DF é um trabalho conduzido pela Diretoria de Assuntos Institucionais e Governamentais da Fibra, responsável pelo acompanhamento dos processos legislativos. Elson Ribeiro e Póvoa, que está à frente da diretoria, resume a importância do documento: “Temos o objetivo de apresentar de forma pública e transparente o que e como a indústria pensa, de forma a contribuir para criar e melhorar cada vez mais as formas de geração de emprego e renda.” 

Texto: Aline Roriz 
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra 
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

banner indicadores

epilepsia fibra

banner pro site catalogo