Notícias

Fibra realiza curso sobre legislação ambiental

comoevitarproblemasambientaisglaucyabragaUma ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), voltada aos empresários da indústria do Distrito Federal elencou, nesta quinta-feira (19/03), uma série de questões sobre licenciamento ambiental, por meio da palestra “Como prevenir problemas ambientais”.

A iniciativa, ocorrida na sede da Federação das Indústrias do DF (Fibra), recebeu cerca de 30 representantes de várias empresas locais. A consultora da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) Ana Paula Fonseca Rosas foi convidada a explanar sobre o assunto aos presentes.

O curso foi sobre as principais normas e procedimentos nas questões que envolvem o licenciamento ambiental, a consultora chamou a atenção, ao longo do encontro, para o fato deste não ser o único gargalo envolvendo o desenvolvimento sustentável de uma empresa. No entanto, segundo ela, esse é o mais importante.

“O tempo para se conseguir um licenciamento ambiental varia de dois a oito anos. Isso é tempo demais para uma empresa, que as vezes fecha suas portas sem conseguir o documento. Sem falar que há uma burocracia imensa e o risco dela sofrer algum processo durante a espera”, comenta Ana Paula.

O diretor de Assuntos Ambientais da Fibra, Marcontoni Bites Montezuma, lembra que a legislação ambiental local e federal sofreu importantes alterações nos últimos meses e, segundo ele, o encontro foi importante para atualizar as empresas sobre as novas regras e para modernização das novas leis.

“O licenciamento simplificado e a dispensa em obtenção do documento para setores específicos da indústria foram ganhos para o setor produtivo, aprovado em 2014. Estas questões eram antigas demandas e foram obtidos por meio da interlocução da Fibra junto a órgãos como o Ibram, Semarh, Terracap, Caesb, entre outros”, destaca.

“Com a dispensa do licenciamento, o governo tira da fila de processos pedidos de empresas pequenas, que estavam atrapalhando o processo de grandes empresas que realmente necessitavam do licenciamento ambiental”, completa.

A próxima atividade do PDA será na terça-feira (24/03), com o curso “Como pagar menos tributos?”, voltado aos empresários filiados ao Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF). O número de vagas é limitado a 20 participantes, sendo um representante por empresa.

Os interessados em participar do curso têm até sexta-feira (20/03) para se inscrever por meio do telefone 3234–0414 ou pelo e-mail sindiveste.df14@gmail.com. O curso é gratuito!

Pesquisa

banner indicadores

epilepsia fibra

banner pro site catalogo