Senai-DF define competidores das seletivas para a WorldSkills
- Detalhes
- Publicado: Quinta, 11 Mai 2023 16:40
Ser reconhecido como o melhor profissional do mundo. Esse é o desejo dos competidores da WorldSkills — maior competição mundial de profissões técnicas. No ritmo de preparação para 47ª edição da disputa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) já formou a equipe que buscará uma vaga para representar o Brasil no campeonato.
O grupo, de 15 competidores, foi definido em simulados classificatórios disputados em 14 ocupações de 2 a 5 de maio, no Senai Taguatinga. No total, 23 alunos e ex-alunos do Senai-DF disputaram as vagas que selecionaram os representantes da capital federal na fase nacional das seletivas, que será realizada no fim de 2023. Os melhores classificados na etapa nacional formarão a delegação brasileira do Senai na WorldSkills 2024.
A cerimônia de premiação dos simulados classificatórios ocorreu na segunda-feira, 8 de maio, também no Senai Taguatinga. “O formato de avaliação das seletivas internas é o mesmo das etapas nacional e internacional. A ideia é que eles entendam o funcionamento da disputa, aprendam a administrar o tempo para execução dos módulos e cumpram os critérios de qualidade exigidos”, explica a coordenadora de Competições Educacionais do Senai-DF, Eliséia Tavares.
O primeiro dia dos simulados foi de ambientação no local das avaliações, para teste e organização de materiais. Ao longo da semana, os alunos realizaram os módulos e foram avaliados constantemente, devendo cumprir as tarefas de acordo com padrões internacionais de qualidade.
Na área de Tecnologia Automotiva, por exemplo, quatro estudantes concorreram a uma vaga para a seletiva nacional. Eles tiveram de solucionar problemas relacionados ao funcionamento de veículos como gerenciamento eletrônico do motor, sistema de transmissão, frenagem e carroceria.
O topo do pódio da ocupação ficou com Gustavo Satoshi Miura (foto), de 20 anos, que fez o curso de Mecânico de Motores Ciclo Otto. “A disputa coloca em prova as nossas habilidades, e é muito bom ver na prática o reconhecimento do meu esforço e da minha persistência. A paixão pela automotiva surgiu com o automobilismo, desde criança eu acompanho as corridas. Eu quero estar um dia nos bastidores, trabalhar em projetos de sistemas mecânicos. Acredito que a WorldSkills me dará competências para me tornar um bom profissional”, diz o jovem.
Mundial
Participam da WorldSkills jovens de até 22 anos, estudantes de cursos técnicos ou de formação profissional. O Brasil é representado por alunos do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O mundial ocorre a cada dois anos e a próxima edição, que será a 47ª da história, tem previsão de ser realizada na cidade de Lyon, na França, em setembro de 2024.
Conheça os competidores do Senai-DF que irão disputar as seletivas nacionais:
- Aplicação de Revestimento Cerâmico
Igor Gabriel Rodrigues Ferreira
- Computação em Nuvem – Cloud
Lucas Perdigão
- Construção Digital – BIM
Luiz Augusto Soares Fernandes
- Construção em Alvenaria
Davi Oliveira Rodrigues
- Controle Industrial
José Guilherme Alves Magalhães
- Design Gráfico
Eduardo Vinícius Orílio da Silva
- Eletrônica Industrial
João Vitor Gomes de Oliveira
- Gestão de Sistemas de Redes TI
Kauã Fellipe Ferreira Guimarães Jorge
- Manufatura Aditiva
Christyan Railan Brito dos Anjos
- Panificação
Miriã Freitas Oliveira
- Segurança Cibernética
Samuel Augusto Marins Bastos e Thaylon Roberto Muniz da Silva
- Sistema DryWall e Estucagem
Tiago Ferreira de Brito
- Tecnologia Automotiva
Gustavo Satoshi Miura
- Tecnologia de Desing Industrial
Willian Douglas Nascimento Reis
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF