Senai-DF fará parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- Detalhes
- Publicado: Segunda, 04 Novembro 2024 18:46
Começa nesta terça-feira, 5 de novembro, a 21º edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que segue até domingo (10), no Museu Nacional da República. Com o tema Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais, o evento busca reconhecer, valorizar e proteger a biodiversidade dos biomas brasileiros e a riqueza dos conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam.
Durante a Semana, os visitantes do estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) poderão conhecer projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula. São trabalhos que tratam sobre sustentabilidade e vão de encontro à temática da iniciativa, que é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A participação do Senai-DF se dá por meio de edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no qual a instituição teve projeto aprovado por ressaltar a importância da conexão entre indústria, educação e meio ambiente.
O Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) fará participação no estande do Senai-DF com apresentação de projetos realizados por alunos das quatro escolas da Rede Sesi-DF de Educação.
O evento é gratuito e aberto ao público. O horário de visitação será das 9 às 17 horas, de 5 a 10 de novembro, exceto na quarta-feira (6), quando a programação será estendida até as 21h.
Conheça os projetos das duas instituições de educação, que serão apresentados no estande:
Senai-DF
- Rota Limpa
Projeto de redução das emissões de CO2 no transporte industrial, alinhado ao Programa Selo Verde Brasil, que tem o objetivo de promover a sustentabilidade dos biomas.
- BioTec
Experiência imersiva com realidade virtual sobre a preservação dos biomas brasileiros, que destaca o uso de tecnologia digital.
- Grand Prix de Inovação
Disputa educacional que propõe que estudantes apresentem soluções inovadoras para problemas reais da indústria, em um tempo determinado para conclusão. A ação visa incentivar a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico, por meio da geração de ideias, do desenvolvimento de conceitos de negócios e da prototipação de projetos.
- Desafio Interativo
Exposição de pocket-cards digitais com informações sobre os biomas brasileiros. Grupos de até 5 participantes poderão participar de um jogo sobre o tema, e o melhor classificado em cada partida recebe um prêmio.
- Corrida do Conhecimento
Atividade que incentiva o público a explorar todos os projetos do estande com premiações para quem completar o tour.
Será exposta ainda a estrutura móvel do Senai-DF para execução de cursos fora das instalações físicas da instituição de ensino, com a unidade de Tecnologia da Informação. Haverá demonstrações de aplicações utilizando inteligência artificial e design gráfico. A Neoenergia, entidade parceria do Senai, também exibirá veículo equipado com recursos tecnológicos como iluminação cênica, maquete virtual, jogos e experimentos interativos sobre eficiência energética.
Sesi-DF
- First Lego League
Competição em que estudantes têm de desenvolver e programar um robô autônomo que execute missões em uma arena, na chamada batalha de robôs, além de criar uma solução inovadora para um problema do mundo real.
- F1 in Schools
Apoiado pela Fórmula 1, a disputa desafia crianças e jovens a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia. Os estudantes precisam desenvolver um protótipo de veículo e preparar um plano de negócios.
- Tijolos Ecológicos
Tijolos sustentáveis feitos de serragem, pó de brita e garrafa PET, para reduzir o impacto ambiental na construção civil.
- Cultivo em Luz Artificial
Técnica de cultivo com luz artificial em ambientes controlados, afim de promover o uso eficiente de energia e recursos.
- Pfloat
Flutuante sustentável feito de fibra de paina, sendo uma alternativa ecológica à espuma de PVC usada em salva-vidas e boias.
- EcoWoman
Absorventes ecológicos feitos de fibra de bananeira, que oferece uma alternativa sustentável aos produtos convencionais.
- MOBFOG
Mostra Brasileira de Foguetes é uma competição onde os alunos constroem e lançam foguetes o mais distante possível.
- BioG
Solução sustentável para recuperação de solos contaminados, que utiliza biorremediadores a partir de resíduos orgânicos.
- Desalaga
Aplicativo de prevenção e alerta contra enchentes, com soluções de concreto permeável e bueiros inteligentes.
- Peles da Terra
Tinta sustentável feita de terra e água do Cerrado, que promove a valorização dos biomas locais.
- Plantas da Caatinga: Preservação e Biodiversidade
Conscientização para a preservação de espécies vegetais nativas da Caatinga, e a implementação de soluções sustentáveis, no auxílio de bombeamento de água de cisternas e poços em áreas rurais.
- Energias Renováveis no Cerrado
Energias renováveis com maior eficiência no bioma do Cerrado, como a energia solar fotovoltaica, o telhado verde e o modelo de bicicleta que gera energia eólica.
- Sistema PVCPET
Sistema de irrigação sustentável e de baixo custo, cujo funcionamento é por capilaridade.
- ECOCEAN
Aplicativo integrador entre membros da cadeia produtiva do grupo Calvo e cooperativas e pescadores cooperados brasileiros, que garante a procedência e a qualidade dos produtos da empresa.
- FiberBowl
Alternativa sustentável e técnicas de fertilização ecológica, uso de materiais biodegradáveis e orgânicos como serragem, fibra de bananeira e cola caseira na substituição do uso de plásticos na agricultura.
- Rabisc
Giz de cera sustentável, criativo e inovador, que utiliza cera de palma e de soja, para valorizar o Cerrado e oferecer uma textura suave e duradoura.