Senai lançará consultorias gratuitas em produtividade para indústrias fornecedoras da cadeia automotiva

16 4 2025 ProgramaMoverSENAI HandsOn Oficina PRT Foto Victor Hugo Pessoa 2O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) receberá em 10 de julho propostas técnicas de empresas interessadas em passar por consultoria de produtividade e digitalização para o setor automotivo. Por meio da categoria Hands-on do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), serão destinados mais de R$ 30 milhões para os atendimentos.

Lançado em 2023 pelo governo federal, o Programa Mover foi criado para impulsionar a descarbonização, a inovação e a competitividade da cadeia automotiva brasileira. A iniciativa é realizada pelo Senai e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

No eixo Hands-on, são duas consultorias:

- lean (produtividade) – metodologia focada na eliminação de desperdícios e no aumento da eficiência na produção, que pode incluir gestão de riscos;

- e digitalização – implementação de tecnologias da indústria 4.0 para incremento da produtividade, que também pode incluir gestão de riscos.

Os objetivos são fomentar a ampliação da produtividade da cadeia e do setor automotivo, desmistificar e aplicar os conceitos de produtividade, digitalização e indústria 4.0 e aumentar a produtividade em pelo menos 20% nas consultorias lean e 10% nas de digitalização.

Inscrições
Poderão participar do Hands-on indústrias fabricantes de componentes do produto final da cadeia automotiva com código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) industrial primário ou secundário e regularmente constituídas e em funcionamento no Brasil.

É preciso comprovar ser fabricante de componentes do produto final por meio de número do Cnae, carta emitida por associação ou sindicato patronal do setor automotivo ou documento autodeclaratório.

De 30 de junho a 10 de julho, a Plataforma Inovação para a Indústria de submissão de ideias estará aberta para cadastro e upload de arquivos. No último dia, a partir das 15 horas, os interessados poderão submeter proposta técnica de consultoria. O sistema ficará disponível por 24 horas ou até que o limite de recursos disponível seja alcançado.

A duração da consultoria é de até oito meses, sem possibilidade de prorrogação. A carga horária e o valor de aporte financeiro variam conforme o porte da indústria. Não há contrapartida financeira das empresas selecionadas. O resultado será divulgado até 12 de agosto.

A empresa candidata deve entrar em contato com a unidade operacional do Senai da região em que está instalada, para que seja elaborada em conjunto a proposta técnica a ser submetida para avaliação.

No caso do Distrito Federal, o apoio é do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil (ISTCC-DF). Basta entrar em contato pelo WhatsApp (61) 3462-7140, nos dias úteis, das 8 às 17 horas, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Case de sucesso
A oficina mecânica de Taguatinga PRT, que trata peças remanufaturadas de veículos nacionais e importados, foi beneficiada pela chamada Hands-on de 2024 e atendida pelo Senai-DF.

A principal linha de produção da empresa é sob demanda, com a recuperação de peças automotivas como embreagens, amortecedores e caixas de direção.

A consultoria constatou que os principais desperdícios eram na movimentação dos colaboradores, na espera e no transporte de peças, na produção excessiva e no inventário do estoque, em especial na linha de embreagens. Foi feita uma análise do fluxo de trabalho e um levantamento das ferramentas de gestão já utilizadas pela empresa e, assim, definido o que seria aproveitado e quais melhorias poderiam ser implementadas.

“Houve mudança nas disposições de estações de trabalho, automatização dos sistemas comercial e de atendimento aos clientes e implantação de um quadro de tarefas e controle de produção”, explica a consultora do Senai-DF Priscilla Carneiro, responsável pela aplicação da manufatura enxuta. Em oito meses de atendimento, a PRT alcançou aumento de 40% de produtividade.

Como estratégia para que os colaboradores compreendessem o fluxo de mudanças, foi criada uma maquete com peças de Lego. “De maneira lúdica e dinâmica, pudemos mostrar de forma prática o funcionamento da nova proposta e, consequentemente, incluir todos no processo de intervenção”, detalha Priscilla.

O atendimento também foi feito pelo consultor do Senai-DF Chrystiann Machado, dedicado à área de digitalização. “A PRT é uma empresa familiar e com 15 anos de mercado. A consultoria deu um gás ao negócio, que reviu métodos e formas de funcionar. Aperfeiçoamos, por exemplo, o uso de uma plataforma comercial pela qual a empresa já pagava, mas que estava subutilizada. A inovação é parte primordial da consultoria, que preza pela sustentabilidade financeira e pelo crescimento da indústria assistida”, afirma.

Para a gerente da oficina, Joelma dos Santos, a mudança de cultura foi o auge da consultoria. “Passamos a olhar para pontos antes não enxergados. A aproximação das mesas de máquinas no novo layout permitiu o fluxo contínuo e mais preciso das nossas atividades e a identificação do estoque por áreas e cores tornou mais fácil encontrar mercadorias, o que afetou diretamente a entrega pontual ao nosso público”, conta.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja a galeria de fotos:
Senai lançará consultorias gratuitas em produtividade para indústrias fornecedoras da cadeia automotiva

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST