Emoção marca encerramento da fase estadual da OC
- Detalhes
- Criado: Sexta, 14 Agosto 2009 18:24
O encerramento da fase estadual (DF) da Olimpíada do Conhecimento 2009, realizado na sexta-feira (14/8), no ginásio do Senai Gama, foi marcado por um clima de muita emoção. Lágrimas, sorrisos largos, gritos, pulos no pódio e socos no ar eram as formas variadas de comemoração dos alunos que conquistaram o ouro ou a prata e que seguem adiante na competição na busca por uma vaga na etapa nacional, que será realizada em março de 2010, no Rio de Janeiro. Dos 57 alunos, permanecem na disputa 43 participantes, de 22 ocupações. Confira aqui as imagens da competição.
“Aceitem o desafio de sonhar cada vez mais alto. Eu sonhei alto. Não quero ser uma boa designer. Quero ser a melhor designer”. O depoimento é de Helena Simões, competidora de Design Gráfico, medalha de ouro na Olimpíada do Conhecimento 2008, realizada no Sul do País, e representante do Brasil no WorldSkills, promovido em setembro próximo, no Canadá. A jovem de olhar tímido e sempre de poucas palavras também emocionou o público presente no local, com seu discurso de luta e superação. “Há dois anos, treino cerca de oito horas diárias. Muito? Não! É pouco para o que eu quero para minha vida”, disse na ocasião. Helena recordou a infância na escola do Sesi. “Após o Ensino Médio, descobri o Senai. E não encontrei qualquer curso, encontrei o curso que eu queria. Posso dizer, com o decorrer da minha vida, que sou Sistema Fibra”, falou com a voz embargada.
O 1° presidente da Fibra, Ricardo Caldas, lembrou, durante discurso, as palavras proferidas pelo presidente Lula, em homenagem recebida nesta semana, na CNI. “Em linhas gerais, o presidente da República passou o seguinte recado: Ele, que se formou torneiro mecânico no ano de 1962, pelo Senai de São Paulo, conseguiu chegar à presidência do Brasil. Portanto, qualquer um de vocês também pode ir longe”, contou Caldas. E reiterou: “Disse o presidente textualmente: Quando vocês tiverem a minha idade, vão poder contar, em debates com amigos, o que serviu para vocês essa formação profissional. Eu espero que a minha trajetória (Lula) sirva de exemplo a cada um. [...] Esse é apenas o início de um jogo que vai ter muito tempo pela frente”, completou.
Para o diretor regional do Senai-DF, Albano Estevão de Abreu, todo este trabalho realizado culmina num único fim: melhorar a qualidade do ensino prestado pelo Senai no DF. “Bom é ver esse resultado. Os alunos vibrando muito, conquistando espaço. Estamos iniciando uma nova fase de modernidade e inovação no Senai-DF. Assim, toda classe industrial terá profissionais de qualidade”, ressaltou.
A cerimônia
No início da cerimônia, os alunos puderam desfilar em fila, representando as unidades do Senai, Taguatinga, Gama e Centro de Tecnologia, tal qual acontece nos eventos de abertura e encerramento dos tradicionais jogos olímpicos. Os instrutores, homens e mulheres responsáveis pelo repasse de todo conhecimento adquirido pelos alunos, vieram logo atrás, como aqueles que passam o bastão do saber aos mais novos. Pais, irmãos, tios, avós, empresários dos segmentos industriais do DF, comunidade em geral e parte do quadro de empregados do Sistema Fibra faziam parte da platéia que aguardava ansiosamente o pronunciamento do resultado.
E logo vieram os nomes dos competidores vencedores desta fase da Olimpíada. Os três primeiros lugares subiam ao palco e recebiam as confirmações do bronze, prata e ouro. Momento de euforia para uns, choro para outros e decepção para os terceiros lugares que chegaram tão perto e terão que encerrar o sonho da Olimpíada por aqui.
Um destaque deste momento foi a quebra de tabus vista em algumas ocupações. A aluna Marina Rodrigues Ferreira, concorrente de Mecânica Diesel, conquistou o ouro numa disputa tradicionalmente masculina. A comemoração não podia ser outra. Bem feminina, com muito choro após o anúncio e a certeza de que as mulheres também podem e devem atuar em profissões em que homens predominam. “Eu não esperava ganhar. Estou muito feliz. É muita emoção subir no pódio. Eu devo isso a todas as pessoas que acreditaram em mim”, falou em lágrimas a aluna.
Marina foi aluna do Ensino Médio Articulado do Sesi e do Senai-DF. Por meio do programa, os alunos cursam o Ensino Médio no Sesi em um período do dia e fazem um curso técnico noutro período no Senai, com o objetivo de saírem qualificados para o mercado de trabalho ao término do 3º ano. A escolha por mecânica de automóveis está no sangue. “Meu pai tem uma pequena oficina mecânica. Ouvi cada dica dele. E, hoje, não me vejo em outra profissão”, falou a jovem. Dona Francisca Rocha, mãe de Marina, correu ao encontro da filha e num abraço fraterno, ela confessou estar mais que orgulhosa da filha. “É o sonho de qualquer mãe ver seus filhos realizados. Não tenho nem palavras”, disse. O menino Tawan Silva Custódio, ficou com a prata e permanece na competição.
E dizem que somente mães são corujas. Mas Irlei Fernandes, pai de Lenner Macedo Mariano, de Eletricidade Industrial, também estava lá, de olhos atentos e ouvidos em alerta para o anúncio do resultado do filho. Lenner também conquistou o ouro em sua ocupação, fruto de horas afim de treino e dedicação. “É muito gratificante. Ele sai de casa ainda de madrugada, chega à noite. Foi uma oportunidade que ele agarrou com unhas e dentes e não desperdiçou. É um campeão”, explicou o pai, visivelmente feliz. “Valeu muito a pena todo esforço. Essa medalha é mais uma motivação para intensificar o treino e os estudos”, completou Lenner. Para treinar no Senai Gama, o rapaz, que mora em Brazlândia, tem que percorrer 70 km de ida e volta, cerca de 4 horas de trajeto de ônibus por dia.
Já Stefany Thiara de Souza, que antes da cerimônia estava bem ansiosa em função do resultado, quase não acreditou quando ouviu que era seu o primeiro lugar em Segurança no Trabalho. “Todos os competidores desta ocupação estão no mesmo nível. Ganhará é aquele que errar menos. Mínimos detalhes definirão o vencedor, disse a aluna antes do anúncio. Stefany reiterou que “o ouro é inacreditável, e ela está mais que feliz”.
Os 43 alunos seguem com treinamento intenso. Em janeiro próximo eles passarão por outra fase estadual onde permanecerá apenas um de cada ocupação. Além disso, aqueles que não alcançarem o índice – que varia de 60 a 86,6% - também estarão eliminados da Olimpíada. A fase nacional será no Rio de Janeiro, em março de 2010 e, pela primeira vez, será realizado com competidores das Américas Central, Norte e Sul – disputa nomeada de AméricaSkills.
Confira os nomes dos vencedores:
Aplicação de Revestimento Cerâmico
Cleonilson Alves dos Santos
Confecção de Roupas
1º Natália de Moura Sales
2º Filipe Ferreira da Silva
Confeitaria
1º Ana Gabriela Gomes dos Santos
2º Camila Lopes Soares
Construção em Alvenaria
Kelly Cristina Soares
Design de Modas
1º Dayane Araújo Medeiros
2º Bruna Pereira da Cruz
Design Gráfico 1º André Luiz Sampaio de Azevedo
2º Bruno Mendes da Silva
Eletricidade Industrial
1ª Lenner Macedo Mariano
2ª Paulo Henrique Gomes Coelho
3ª Julian Wolschick
Eletricidade Predial
1º Bruno Michael Araújo Berlanda
2º Eber Alves de Souza
3º Landerson Pereira Batista
Eletrônica Industrial
1º Reinaldo da Silva Alves
2º Edivan Nogueira Rebouças Júnior
Instalação e Manutenção de Redes PC
1º Raphael Caetano da Silva
2º Eudoxio Pires Ribeiro
3º Antônio Ataniel da Silva
Instalação Hidráulica e a Gás
Gabriel dos Santos Silva
Jardinagem e Paisagismo
1º Daiane Rodrigues Aureliano e Rodrigo Pires Lopes
2º Diego Rodrigues Pimentel da Silva e Jhonatan Witney Souza da Silva
Marcenaria
1º Kalébio José Guilherme S. Carvalho
2º Glaucon dos Santos Bezerra
Mecânica de Manutenção
1º Weglleton de Souza
2º Jonathan Felipe M. da Silva
Mecânica de Refrigeração
1º William Ramon Grassioti de Souza
2º Lucas Sousa Cardoso
Mecânica Diesel
1º Marina Rodrigues Ferreira
2º Tawan Silva Custódio
Mecânica de Automóveis
1º Guilherme Caixeta Cunha
2º Áquila Novaes Vieira
Panificação
1º Ismael da Silva Gomes
2º Josevan Monteiro da Silva
Segurança do Trabalho
1º Stefany Thiara Martins de Souza
2º Israel Marcos da Silva
3º Joseilda da Silva de Souza
Tecnologia da Informação
1º Kayo Leandro Oliveira Silva
2º Felipe Menezes de Castro
3º Caio Bernardo de Menezes
______________________________________________________________________
Foto: Cristiano Costa / Unicom