DF garante excelência no WorldSkills 2009
- Detalhes
- Criado: Terça, 08 Setembro 2009 17:39
Com quatro ouros, quatro pratas, dois bronzes e cinco certificados de excelência, o Brasil ficou em 3º lugar em números de medalhas conquistadas em Calgary (Canadá), na maior competição profissional do mundo, o WorldSkills. O excelente desempenho da delegação brasileira - composta por 22 alunos do Senai e por dois do Senac, competindo em apenas 20 ocupações - fez com que o País ficasse atrás apenas de Coréia do Sul e Irlanda, ultrapassando o número de medalhas de delegações bem maiores, como a Suíça e França.
Entre os brasileiros que obtiveram sua atuação destacada com o título de excelência está a estudante do Senai-DF Helena Neves Simões, de 22 anos, representante do Distrito Federal na ocupação Design Gráfico. A aluna ficou em 8º lugar entre os 20 competidores que concorreram na mesma modalidade.
“A conquista de uma medalha é um grande feito, mas trazer desta competição internacional um Diploma de Excelência é uma vitória para o Senai-DF. Esta estudante certamente será disputada no mercado, já que é não só a melhor do País, mas a oitava melhor do mundo”, avalia o presidente da Fibra e do Conselho Regional do Senai-DF, Antônio Rocha.
Helena pretende, a partir de agora, dar sequência aos estudos na busca de um curso superior que complemente todo aprendizado técnico recebido durante os anos de treinamento. “Além disso, já penso em repassar o que aprendi para o Distrito Federal, quem sabe ministrando aulas no Senai e, futuramente, montar meu próprio negócio”, diz a competidora já cheia de metas a cumprir.
No balanço final do WorldSkills 2009, o resultado do Brasil neste torneio é ainda melhor que o de 2007, em Shizuoka, no Japão: duas medalhas de ouro e uma de prata a mais. No Canadá, a competição simulou o cotidiano de trabalho nas áreas industrial, comercial e de serviço, e testadas as habilidades, o conhecimento e a criatividade de mil jovens de 50 países em 45 ocupações. Saiba mais em www.senainoworldskills.com.br
Texto: Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Foto: Marcus Barros Pinto