Sesi, Senai e IEL-DF estão no ConectaIF
- Detalhes
- Criado: Quarta, 08 Agosto 2018 18:55
Até sexta-feira, 10 de agosto, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães sedia a terceira edição do ConectaIF. O evento, com entrada gratuita, é realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) com apoio dos governos local e federal e patrocínio do Sistema Fibra. O público pode visitar o ConectaIF das 9h às 21h.
O evento reúne oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafios, palestras, competições, feira, exposições e resultados de pesquisas, totalizando 22 eventos satélites. A ideia é fortalecer a relação entre o ambiente educacional e o mundo do trabalho.
No espaço da feira, um dos estandes mostra o trabalho de instituições que compõem o Sistema Fibra. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) apresenta tecnologias educacionais. O livro de realidade aumentada faz parte da rotina de alunos de cursos técnicos das áreas de Automobilística, de Segurança do Trabalho, de Construção Civil, de Telecomunicações e de Tecnologia da Informação, tanto presenciais quanto a distância.
O livro de realidade aumentada interage com o tablet ou com o smartphone para facilitar o entendimento de alguns temas. O aluno só precisa instalar o aplicativo da área em que estuda, disponível na Apple Store e no Google Play. Por exemplo, no caso de Mecânica, mostra uma engrenagem ou parte móvel funcionando. Em Segurança do Trabalho, são apresentadas, de forma tridimensional, práticas de risco do trabalhador e equipamentos de proteção coletiva e individual.
Já os óculos de realidade mista apresentados pelo Senai são o Hololens, da Microsoft. Por enquanto, só há uma unidade desse equipamento no Brasil, mas a ideia é que, futuramente, ele também seja usado em sala de aula. O Senai adaptou os óculos para os cursos de Automotiva. “A ideia é criar aulas usando a realidade mista, de forma que você possa interagir com o holograma projetado pelos óculos. Você pode mexer no motor ou até mesmo ligar para um professor pelo Skype”, explica Felipe Carvalho, professor de TI do Senai Taguatinga.
Alunos e professores das três escolas do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) – Gama, Sobradinho e Taguatinga – se revezam no estande para demonstrar robôs criados em sala de aula. A robótica faz parte da grade curricular dos centros de ensino e fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. “Essas exposições ajudam ainda mais os alunos no desenvolvimento da oratória e na independência, o que é útil na robótica competitiva, em que eles têm de defender seus projetos”, diz Atos Reis, coordenador de Robótica do Sesi-DF.
A jovem Ana Carolina Baia, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Sesi Taguatinga, acrescenta: além de esses eventos servirem como treino para as apresentações oficiais dos torneios de robótica, ajudam no networking. “Depois de seis anos na robótica, tenho mais propriedade do que falo e começo a ter mais contato com empresários. Isso pode me ajudar no mercado de trabalho e em oportunidades de bolsas de estudo, sem falar na oportunidade de contato com novas tecnologias”, conta a estudante.
Um dos visitantes do ConectaIF foi o jovem Eduardo Pavan, de 22 anos, egresso do IFB que trabalha na área de programação. Ele ficou surpreso com o que é apresentado no estande do Sistema Fibra. “Achei muito legal porque percebo que o aluno que já teve contato com a robótica está em um nível muito alto de conhecimento. Acredito que a experiência da programação de robôs pode ajudar muito, uma vez que essa é uma tendência para o futuro das profissões”, afirmou Pavan.
O Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF), por sua vez, cadastra interessados em estágio de níveis médio, superior e técnico. No estande, é possível também atualizar os dados de cadastro e conhecer todas as áreas de atuação do instituto para beneficiar os estudantes. Apenas nos três primeiros dias, cerca de 400 cadastros foram feitos ou atualizados.
Para outras informações e a programação completa, acesse o site: http://conectaif.ifb.edu.br