Senai-DF compete na ocupação de Eletrônica das Seletivas WorldSkills
- Detalhes
- Criado: Segunda, 20 Agosto 2018 15:50

De 19 a 24 de agosto, será realizada mais uma semana de provas das Seletivas WorldSkills 2019, com disputa em quatro ocupações. O Distrito Federal terá representante em uma delas, Eletrônica, com Leandro Farias Madureira, de 19 anos, que vai competir em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Aqueles com melhor desempenho receberão medalhas (ouro, prata e bronze). Os primeiros colocados em cada ocupação seguirão em treinamento para a WorldSkills Competition, o maior torneio de educação profissional do mundo. No domingo (19), os competidores terão o momento de ambientação, quando conhecerão os locais de prova e as ferramentas. Nos quatro dias seguintes, de segunda a quinta-feira, ocorrerão as provas. Na sexta, serão divulgados os resultados.
Leandro é acompanhado pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) Fernando Furtado e está em treinamento desde 2017. A missão dos competidores da ocupação de Eletrônica será desenvolver um produto em três módulos: o primeiro é o de hardware, o segundo, o de software, e o terceiro, de medidas e defeitos.
Os avaliadores vão entregar os componentes e uma lista de atividades que o produto deverá executar quando finalizado. Caberá ao competidor montar o esquema do equipamento, fazer o layout da placa e colocar o produto em funcionamento.
O DF nas Seletivas WorldSkills 2019
A edição do ano que vem, na Rússia, será a 45ª da WorldSkills Competition. As seletivas brasileiras são organizadas pelo Senai e começaram em 3 de junho. As disputas vão até setembro, em 35 cidades, e definirão os integrantes das 45 ocupações em que o País vai competir. Os jovens disputam medalhas em ocupações que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Eles precisam executar todas as tarefas e demonstrar habilidades dentro de padrões internacionais de qualidade.
Aqueles que ficarem em primeiro lugar nas seletivas seguirão na busca pela vaga na delegação. Para viajar para a Rússia, precisarão manter o índice estipulado pela organização em todos os simulados realizados até julho de 2019.
O DF já participou de 16 das 19 seletivas em que competirá e ganhou oito medalhas – três de ouro, duas de prata e três de bronze.
Depois da competição de Eletrônica, o DF ainda participará das seletivas de Instalações Elétricas Prediais e de Controle Industrial, que serão de 9 a 14 de setembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.