Comunidade do DF se aproxima da indústria 4.0
- Detalhes
- Criado: Quarta, 12 Setembro 2018 20:07

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) promove ao longo desta quarta-feira, 12 de setembro, o Desvendar 4.0. O objetivo do evento, realizado simultaneamente em todo o Brasil, é mostrar como a Quarta Revolução Industrial pode afetar a vida pessoal e a atividade produtiva. No Distrito Federal, o Desvendar 4.0 foi no Senai Taguatinga, dividido em dois momentos: atividades para a comunidade durante o dia e programação para empresários à noite.
Pela manhã e à tarde, houve quatro workshops. O Teen + Tech envolveu internet das coisas (IoT, do inglês Internet of Things), programação e redes com o objetivo de mostrar ao público jovem como programar cenários relacionados ao desenvolvimento de dispositivos para IoT. O segundo foi o Mulheres na Tecnologia, que ensinou o público feminino a fazer aplicativos. Também foi feita uma introdução à tecnologia por meio do workshop Tecnologia para 40 anos ou Mais. Por fim, funcionários do Sistema Fibra assistiram a uma explicação sobre as mudanças da indústria 4.0 na sociedade e o que o Senai faz para ajudar as pessoas a se atualizarem.
“Todos nós, estando ou não no mercado de trabalho, precisamos ter conhecimento sobre esse assunto”, diz a coordenadora de Tecnologia e Inovação do Senai-DF, Alessandra Machado. Ela explica que é preciso desmistificar a ideia de que a Quarta Revolução Industrial é a pura robotização e a demissão em massa de empregados. “Muito pelo contrário: cada empresa vai ter o seu porte, sua rota, seu estágio de inovação. O principal é que as indústrias se tornem mais ágeis e os empregados, cada vez mais aptos a trabalhar com as demandas que estão vindo”, afirma.

Mesa-redonda com empresários
A programação do evento também é composta por uma palestra para empresários, no período da noite, seguida de mesa-redonda e de apresentação de cases de sucesso de duas indústrias do Distrito Federal que já iniciaram o processo de 4.0 e tiveram aumento de lucro e de produtividade. Ainda no evento, consultores do Senai-DF vão apresentar a donos de empresas os serviços de tecnologia e de inovação oferecidos pela instituição e o que os interessados devem fazer para se inserir na Quarta Revolução Industrial.
Texto: Aline Roriz
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra