Foi dada a largada da quinta edição do Grand Prix de Inovação!

Na manhã desta quarta-feira (13), estudantes das três escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) – Gama, Sobradinho e Taguatinga – deram início à competição do Grand Prix de Inovação 2019. O objetivo é que os alunos de cursos técnicos, de qualificação e de aprendizagem criem soluções inovadoras para problemas reais do setor produtivo.grandprix de inovacao 2019 df

Realizada anualmente, a disputa dura 24 horas. Os estudantes têm de se reunir em equipes de cinco integrantes de cursos diferentes – as chamadas escuderias – e devem apresentar projetos tecnológicos ou de serviço. São 22 grupos: 11 em Sobradinho, 7 em Taguatinga e 4 no Gama.

“É uma oportunidade para o jovem mostrar seu potencial ao mercado de trabalho e para trocar experiências com colegas, a fim de crescer como profissional. Além disso, estimula o pensamento crítico”, explica a orientadora pedagógica do Senai Taguatinga Ludmila Almeida.

Neste ano, os desafios são dos Correios, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da empresa de tintas Mister Cryl, do laboratório Lapac e da distribuidora S.A. Alimentos. As organizações pedem uma solução com base no conhecimento e nas competências adquiridas ao longo dos cursos pelos estudantes.

Serão avaliados critérios como aderência ao desafio, grau de inovação (regional, nacional ou internacional), objeto da ideia, sustentabilidade, modelo de negócio, potencial de mercado, organização da equipe e elevator pitch – apresentação rápida e objetiva.

grandprix de inovacao senai df 2019O aluno do curso de qualificação de Assistente de Administração Yuri Corrêa, de 24 anos, ressalta que a competição une a teoria e a prática. “A base dos projetos são as técnicas que aprendemos em sala de aula, tais como gestão e logística. São instrumentos fundamentais em qualquer processo.”

Resultado
A competição vai hoje até as 21 horas e será retomada na quinta-feira (14), às 9 horas. À noite, as escuderias apresentarão os projetos a uma banca examinadora, formada por professores e empresários. Os times que entregarem as soluções mais inovadoras serão premiados.

Os integrantes da equipe que ficar em primeiro lugar ganharão uma visita a uma das empresas que apresentaram desafio e um curso de qualificação na instituição. A segunda colocada garantirá também curso de qualificação. Todos os inscritos receberão certificados de participação.

Educação e inovação
O Senai estimula a inovação e o empreendedorismo nos seus alunos em vários níveis, levando em conta que são competências exigidas no mercado de trabalho. No Grand Prix, competição interna das escolas, os estudantes trabalham com empresas da mesma cidade e agem mais no campo da ideia. No Projetos Integradores, atendem a desafios de qualquer lugar do País e colocam a ideia em prática. Por fim, há o Inova, no qual o Senai realiza um investimento para fazer o protótipo de forma mais elaborada.
 
 
Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST