Capacitação em refrigeração ajuda a proteger a camada de ozônio

 boas praticas refrigeracao senai taguatinga 08

Profissionais da área de refrigeração devidamente qualificados podem contribuir para a redução significativa da emissão de gases na atmosfera. Desde o ano passado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) vem capacitando de graça pessoas com experiência na instalação e na manutenção desses sistemas para que recolham os fluidos refrigerantes da forma correta.

As aulas do curso Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela são no Senai Taguatinga, com 32 horas-aula.

O curso – único em Brasília – prepara os profissionais para a contenção de vazamentos de fluidos frigoríficos. São atividades de manutenção preventiva, detecção de vazamentos, registro de dados técnicos e operação adequada, além do recolhimento, da reciclagem e do manuseio correto dos fluidos.

A adoção de simples práticas por esses profissionais traz benefícios ao meio ambiente e qualidade aos serviços de instalação e de manutenção, proporcionando aos sistemas maior vida útil e maior eficiência energética.

No ano passado, foram formados 30 alunos nas duas primeiras turmas do treinamento.

Próximas turmas:

  • De 20 de maio a 3 de junho – das 19h às 22h
  • De 3 a 16 de junho – das 14h às 18h

As inscrições devem ser feitas presencialmente no Senai Taguatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Os requisitos para se matricular são idade mínima de 18 anos, Ensino Fundamental concluído e experiência de pelo menos três anos na área de refrigeração. É necessário levar cópias e originais do RG, do CPF, do comprovante de residência e do comprovante de situação escolar (declaração de escolaridade ou histórico escolar). No ato da matrícula, o aluno vai preencher uma autodeclaração de que tem experiência de trabalho na área.

O curso faz parte da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (hidrofluorcarbonetos), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Os projetos para o setor de serviços são implementados pela agência bilateral Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH). Os instrutores do Senai-DF foram formados pela própria GIZ.

Texto: Aline Roriz
Fotos: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST