Começou a 3ª edição da Campus Party Brasília
- Detalhes
- Criado: Quarta, 19 Junho 2019 23:17
Foi dada a largada de um dos maiores festivais de tecnologia do mundo. A cerimônia de lançamento da terceira edição da Campus Party Brasília ocorreu na noite desta quarta-feira, 19 de junho, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
O evento, que vai até domingo (23), reúne interessados no mundo da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo. "É um espaço de cocriação para trazer soluções em prol do mundo. E o objetivo da Campus é facilitar o processo das ações para o amanhã", disse o diretor-geral da Campus Party, Tonico Novaes.
A Campus Party surgiu na Espanha, em 1997. No Brasil, o evento ocorre há 12 anos. Brasília adotou o festival em 2017, e o primeiro encontro foi no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O segundo foi no estádio.
Para o presidente da Campus Party, Francesco Farrugia, a capital do País vem se superando a cada edição. “O público é participativo ao que propomos. Estamos construindo uma Brasília diferente e inovadora, que vai além da política", afirmou.
Os campuseiros, participantes que acampam no local do evento e pagam pela inscrição, têm acesso a uma programação de palestras, de workshops, de campeonato de games e de desafios de hackathon – disputa de hackers a fim de explorar dados abertos por horas ou até dias. É a chamada Arena.
Pedro Henrique Rocha, de 19 anos, participa pela segunda vez como campuseiro. "A primeira experiência foi maravilhosa, por isso decidi voltar. Assisti a palestras sensacionais, criei uma rede de contatos, compartilhei meu conhecimento e aprendi muito sobre a linguagem de programação", conta, empolgado. O jovem, que treina para a WorldSkills no Senai-DF, na modalidade de Soluções de Software para Negócios, sonha em fazer faculdade de Ciência da Computação.
O festival também conta com o espaço Open Campus, aberto ao público (sem necessidade de inscrição) e gratuito. Os visitantes terão acesso, a partir desta quinta-feira (20), a startups e makers, ao Fórum Educação do Futuro, a campeonatos de robótica e de drones e a simuladores.
Participação do Senai-DF
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) participa do evento pela segunda vez. A unidade móvel de Tecnologia da Informação está estacionada na parte externa do estádio, próximo aos anéis olímpicos, e oferecerá atividades ao público de quinta (20) a domingo (23), das 9 às 18 horas.
Quem passar pelo espaço do Senai-DF conhecerá a metodologia de realidade aumentada utilizada em salas de aula nos cursos técnicos. De forma a facilitar a aprendizagem e a compreensão, com a ajuda de um aplicativo, o aluno pode ver parte do conteúdo das apostilas em formato tridimensional. Além disso, a instituição levou a impressora 3-D que faz parte do kit de máquinas do SenaiLab em Taguatinga (ambiente de aprendizagem de livre acesso para estudantes de todas as escolas do Senai no DF). A máquina confeccionará brindes aos visitantes.
Veja aqui a galeria de imagens.
Texto: Dayane dos Santos
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra