Conselho do Senai-DF homenageia competidores da WorldSkills
- Detalhes
- Criado: Quinta, 05 Setembro 2019 17:14
Os jovens João Victor dos Anjos Oliveira, Luan Silva Braga e Lucas Maciel Santos Gomes foram homenageados nesta quinta-feira, 5 de setembro, pelo Conselho Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Os três representaram o Brasil na 45ª WorldSkills Competition, em agosto, na Rússia, e voltaram para casa com certificados de excelência.
O reconhecimento aos competidores do Senai-DF ocorreu na 372ª reunião do conselho, na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). “É um orgulho muito grande para a diretoria da Fibra e para o conselho, que dão as diretrizes para a gente alcançar um resultado desse, mas, sem dúvida, é mérito de cada aluno, que, com esforço próprio, foi lá e conseguiu”, destacou o 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Verano, ao abrir a reunião.
A WorldSkills – maior competição de educação profissional do planeta – é realizada a cada dois anos e desafia jovens de até 22 anos a cumprir tarefas que simulam o dia a dia do trabalho em áreas que correspondem às profissões técnicas. Na edição de 2019, a competição reuniu mais de 1,3 mil jovens de 63 países em 56 ocupações. A delegação brasileira disputou todas elas e contou com 63 estudantes, sendo 56 do Senai e o restante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
João Victor, de 19 anos, competiu em Movelaria e ficou na 12ª posição entre os 30 países que disputaram a ocupação. “O sentimento é de muito orgulho por ter representado o Brasil. Não deu para trazer o sonhado ouro, mas trouxe o certificado, que significa um padrão elevado.” O certificado é concedido aos competidores com pontuação próxima dos vencedores da modalidade.
“Foi muita dedicação para a gente chegar lá. O sentimento é de missão cumprida. Agora é descansar, mas pretendo virar instrutor do Senai, auxiliar no treinamento dos próximos competidores e fazer faculdade de Arquitetura”, planeja Luan, de 20 anos, que disputou a ocupação Sistemas de Drywall e Estucagem e ficou na quinta colocação entre 16 competidores. Em Funilaria Automotiva, o representante foi Lucas Maciel, de 21 anos, que disputou com 20 concorrentes e ficou na nona posição. Ele resume a conquista em duas palavras: orgulho e gratidão. “Foi difícil chegar aqui e trazer esse resultado. Isso significa muito para mim! Estou feliz!”, comemora.
Além dos competidores, foram homenageados profissionais do Senai-DF: a delegada técnica Eliséia Tavares, os treinadores Fábio Serpa, Mateus Antônio Mariano e Valmir Tavares de Souza, os instrutores Alexsandro Costa Santana, Jefferson de Carvalho de Almeida, Jecivaldo Oliveira da Silva, Marcos Eliade Alves Gomes, Wanderson Carlos dos Santos e Wisley Silva Pereira e as gestoras Janaína Braga D´Almeida, Suelene Martins e Valéria Silva.
“Fica o agradecimento a todo o nosso time que construiu esse resultado, que é de longo prazo”, destacou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, ao ressaltar que as conquistas dos brasileiros confirmam a qualidade da qualificação profissional oferecida pela instituição.
Resultados do Brasil e do DF
A primeira edição da WorldSkills ocorreu em 1950, em Madri, na Espanha. O Brasil participa desde 1983. Em 2019, em 73% das ocupações, o País obteve nível de excelência internacional. Os brasileiros ganharam 13 medalhas, sendo 2 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze, além de 28 certificados de excelência. No quadro geral, o Brasil ficou em terceiro lugar, atrás apenas da China e da anfitriã Rússia.
O Senai-DF participou pela primeira vez da competição em 1995, quando ficou em quarto lugar em Eletricidade Predial. O primeiro ouro veio em 1999, no Canadá, com André Luiz Freitas, na ocupação Eletricidade Predial. O segundo, em 2011, no Reino Unido, com William Grassioti, na ocupação Mecânica de Refrigeração e Ar-Condicionado. O DF também conta com uma medalha de bronze, conquistada por Fábio Serpa em Movelaria, no torneio ocorrido em 2017, nos Emirados Árabes.
A instituição tem ainda dez certificados de excelência, incluindo os recebidos neste ano. São três em Aplicação de Revestimento Cerâmico, dois em Mecânica de Refrigeração e Ar-Condicionado, dois em Sistemas de Drywall e Estucagem, um em Design Gráfico, um em Funilaria Automotiva e um em Movelaria.
Veja aqui a galeria de imagens.