Alunos do Senai-DF podem adquirir certificações para o mercado

Quem estuda no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) tem contato com o que há de melhor e mais avançado em tecnologias disponíveis no mercado de trabalho. A instituição mantém parcerias com empresas de ponta que fazem a diferença na formação profissional. No caso de cursos técnicos e de qualificação das áreas de Domótica, Tecnologia da Informação e Telecomunicações, os alunos têm a oportunidade de sair do Senai-DF com o diploma ou o certificado de conclusão do curso em uma mão e, na outra, certificações específicas de uma tecnologia, um equipamento ou uma marca.

O diploma, nos cursos técnicos, e o certificado de conclusão, nos cursos de qualificação, são o reconhecimento do Senai-DF de que o aluno cumpriu o curso com sucesso e foi aprovado naquele conteúdo. A certificação, por sua vez, é a garantia dada pela empresa que desenvolveu determinada tecnologia de que o profissional é habilitado para trabalhar com ela. É um documento com validade, por isso é preciso que o profissional seja avaliado periodicamente.

São mais de cem tipos de certificações diferentes de empresas parceiras do Senai-DF, como as internacionais Cisco Systems e Hawk Vision e as brasileiras Intelbras e Clear CFTV. A maioria é oferecida aos alunos sem cobrança de taxa. Quem cursa Técnico em Redes e quer fazer a certificação internacional especial para essa área da Cisco recebe um voucher de desconto. O Senai Taguatinga é credenciado como Cisco Academy Support Center desde 2015.

Instrutor da área de TI do Senai Taguatinga, Clemilson Antônio de Oliveira explica que cada vez mais o mercado exige certificações nessa área. “Nossos alunos saem completos, com certificação e conhecimento técnico, porque não fizeram só a prova de certificação online. Eles tiveram contato com a tecnologia pessoalmente, a utilizaram, a configuraram. Esse é o diferencial do Senai.”

Para o processo de certificação, é preciso fechar uma turma com essa finalidade ou a escola aproveita turmas já existentes e realiza a certificação. Durante o curso, especialistas da empresa parceira avaliam os alunos que optam por passar pela certificação por meio de provas práticas e teóricas.

Formatura exercito Foto MoacirEvangelista19092019

Sete certificações em menos de dois meses

As aplicações das certificações nas turmas de Domótica, Telecom e TI são feitas com base no interesse dos estudantes e na disposição deles para executar as atividades. Em 19 de setembro, uma turma de 25 alunos formada por militares do Exército concluiu o curso Instalador e Reparador de Redes de Computador (220 horas) e recebeu sete certificações. É a primeira vez que uma turma consegue concluir tantas certificações em tão pouco tempo – as aulas tiveram início em 5 de agosto e foram de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

As certificações que os militares conquistaram foram: IT Essentials e Cybersecurity Essentials, da Cisco; Iniciantes em CFTV, Técnico em CFTV e Soluções de Energia, da Intelbras; e Desvendando o Blockchain e Desvendando a Indústria 4.0, do próprio Senai.

O sargento do Exército Daniel Pereira Mendes de Queiroz, de 24 anos, foi um dos formandos da turma. Ele já trabalhava na área, mas não tinha o conhecimento necessário. “Aqui no Senai eu tive teoria e prática. No lugar de ficar só lendo, aqui a gente fez acontecer. Essas certificações são um diferencial e trarão muito impacto ao nosso currículo. Além de nos preparar para o mercado, ampliam o nosso leque para escolher qual ramo seguir na área de TI”, afirma.

Por meio do projeto Soldado Cidadão, o Exército contrata o Senai-DF para a qualificação profissional de quem presta o serviço militar inicial, de cabos e de soldados. O coronel Carlos Henrique Ferreira de Mello, responsável pelo projeto em Brasília, participou da entrega dos certificados aos militares e ressaltou o valor da formação que receberam: “Vocês já têm um começo de profissão para quando saírem do quartel. Têm o carimbo do Senai e não é qualquer certificado. Vocês vão perceber o diferencial na hora da contratação quando comparado quem tem Senai e quem não tem”.

Outra turma realizada por meio da parceria com o Exército se formou na semana passada. Na mesma cerimônia, 20 alunos do curso Eletricista de Automóveis receberam o certificado de conclusão.

Veja aqui a galeria de imagens.

Texto: Aline Roriz
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST