Educação e análise de dados serão temas do Data Meeting Brazil

data meeting brazilNa terça-feira, 26 de novembro, Brasília receberá o Data Meeting Brazil. O evento reunirá especialistas, estudantes e pesquisadores de diversas partes do País para discutir assuntos relacionados à tecnologia, ao futuro da educação e à cultura da análise de dados. Será das 9 às 20 horas, no Royal Tulip Brasília Alvorada, e os ingressos estão à venda pela internet até o dia do evento.

Haverá palestras de nomes como o apresentador Marcelo Tas, o youtuber Victor Dias e uma das fundadoras do projeto educativo Blockchain Academy, Rosine Kadamani. A conferência contará com feira de negócios e inovação e com a participação de startups de ciência de dados, além de debates sobre temas como governança de dados e blockchain.

A iniciativa é da empresa brasiliense Qubo Tecnologia e tem o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) como um dos patrocinadores. No evento, a instituição apresentará dois convênios firmados com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) que vão reforçar a inovação e qualificação de mão de obra para o setor produtivo.

2º Desafio de Dados

No Data Meeting Brazil, será conhecida a equipe vencedora do 2º Desafio de Dados, promovido pela Qubo. Neste ano a educação pública no Brasil foi o tema central da disputa. Os participantes precisaram analisar dados públicos e transformá-los em iniciativas para a área.

O datathon — do inglês data (dados) e thon, de marathon (maratona) — contou com 766 projetos inscritos. Os dez mais bem avaliados pelo júri estão em votação popular até o dia 23, pela internet, e os desenvolvedores da melhor ideia serão premiados com uma viagem a Chicago, nos Estados Unidos. A disputa nacional, que reúne especialistas em tecnologia, analistas, estudantes e pessoas interessadas em dados também tem o patrocínio do Senai-DF.

Em 2018, a primeira edição do desafio foi sobre saúde pública e a equipe vencedora fez uma análise sobre vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV). A premiação foi na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), que também apoiou a iniciativa.

Texto: Samira Pádua
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST