Senai-DF sedia primeira edição do Enchefs em Brasília
- Detalhes
- Criado: Quarta, 11 Dezembro 2019 11:57
Brasília recebeu pela primeira vez o Enchefs — evento realizado em diversas cidades do País para valorizar as respectivas gastronomias locais. Organizado pelo Grupo Conforto Gastronômico, empresa que atua em projetos e eventos na área, no Distrito Federal o encontro ocorreu na escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). De 4 a 6 de dezembro, cerca de 800 pessoas, entre chefs, cozinheiros profissionais e amadores e estudantes, tiveram a oportunidade de explorar o potencial gastronômico do Cerrado.
“Em todo o nosso bioma, são mais de mil plantas e frutos comestíveis, mas, se perguntarmos aos moradores do DF, eles não conseguem responder dez deles. No encontro, apresentamos aos chefs técnicas e ingredientes novos e a possibilidade de utilização de elementos do Cerrado nos pratos”, explica o coordenador do evento no DF, o chef brasiliense Vinicius Rossignoli.
Ao longo dos três dias de programação, mais de 30 atividades foram realizadas, entre oficinas, palestras e debates. “Cada chef ou cozinheiro tem características próprias. Esse foi um momento de integração, de eles aplicarem seus conhecimentos e suas técnicas em prol da culinária do Cerrado, já que o foco foi discutir as riquezas locais”, diz a instrutora Helena Malvar, responsável pela área de Alimentos do Senai Taguatinga.
Anderson Yotsumot, de 28 anos, participou do encontro. Gastrônomo e consultor de restaurantes, ele tem o trabalho focado em organizar cardápios e supervisionar técnicas de cozinha. “O Enchefs agrega conhecimento, abre as portas para troca de experiências e nos atualiza sobre as tendências. Vou utilizar o aprendizado para aprimorar meu trabalho e inovar na criação de pratos”, disse, após assistir a uma palestra sobre plantas alimentícias não convencionais (pancs).
No último dia, o Enchefs premiou com troféus os criadores dos melhores pratos nas categorias Estudantes, Panificação e Profissionais. A vencedora da categoria Profissionais, Otávia Cabral, será um dos três representantes do DF no Prêmio Nacional Dólmã, marcado para março de 2020, em Teresina, no Piauí.
Estrutura do Senai
O Senai-DF apoiou o Enchefs colocando à disposição a área de Alimentos da unidade de Taguatinga. São 900 metros quadrados, com laboratórios de panificação, confeitaria, chocolateria e cozinha quente que permitem o aprendizado de acordo com as práticas exigidas no mercado.
No Distrito Federal, os cursos da área de Alimentos são ofertados nas escolas do Gama e de Taguatinga. “O Senai tem uma das melhores estruturas de aulas e de cozinha do País. Existe uma grande tecnologia envolvida, um nível de asseamento altíssimo”, elogia Rossignoli, ao explicar os motivos que levaram à escolha da instituição para sediar o evento gastronômico.