Alunos do Senai-DF começam com aulas virtuais em 13 de abril
- Detalhes
- Criado: Terça, 07 Abril 2020 10:23

*Atualizado em 7/4, às 17h33
A partir do dia 13 de abril, segunda-feira, alunos que estão matriculados em alguns cursos presenciais de qualificação e técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) vão retomar os estudos com aulas virtuais. As turmas são das escolas do Gama, do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), de Sobradinho e de Taguatinga. A decisão ocorreu em cumprimento ao Decreto nº 40.583, publicado pelo governo do Distrito Federal em 1º de abril, que suspendeu as atividades educacionais presenciais no DF até o dia 31 de maio de 2020. A medida visa o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da disseminação novo coronavírus.
Diante da característica de cada curso e dos perfis dos alunos, algumas turmas terão retorno com aulas virtuais — veja a lista aqui. Para outras turmas não será possível a retomada das aulas, que continuarão suspensas.
Os alunos que terão aulas virtuais vão usar a plataforma Meu Senai, onde poderão acessar diversos conteúdos relativos ao curso, como a estante virtual com livros, apostilas, vídeos e outros materiais didáticos. Também vão ocorrer transmissões ao vivo, sendo possível a interação entre aluno e instrutor em fórum de dúvidas e por chat. Também contarão com a atuação da equipe pedagógica dando suporte aos alunos e instrutores.
Todos os alunos do Senai-DF já têm acesso à plataforma. Login e senha foram enviados no ato da matrícula para o e-mail cadastrado no momento da matrícula. O link de acesso à plataforma Meu Senai é https://meusenai.senai.br.
A frequência diária será estabelecida com base no acesso à plataforma, na participação nas transmissões ao vivo, na realização e entrega das atividades e na interação nos fóruns. As avaliações também serão feitas online.
O Senai-DF publicou uma cartilha para auxiliar no acesso e no uso do Meu Senai. Alunos que tiverem alguma dificuldade de acesso à plataforma podem entrar em contato o Serviço de Orientação Educacional (SOE) da escola do Senai em que estiver matriculado:
- Brasília (SIG): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Gama: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Sobradinho: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Taguatinga: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Os alunos que não têm computador podem acessar a plataforma pelo smartphone. Aqueles que não tiverem equipamentos adequados ou internet para participar das aulas, deverão entrar em contato com o SOE para um atendimento customizado.
Nenhuma das turmas do Senai Brazlândia, dos projetos do Mais Senai (aquelas que executadas em parceria com outras instituições, fora das escolas) ou de aprendizagem terão continuidade no período determinado pelo governo local.
Assim que as aulas presenciais nas unidades do Senai-DF forem normalizadas, será apresentado um cronograma para as atividades complementares práticas a serem desenvolvidas nas oficinas e laboratórios e para as turmas que não tiveram aulas online iniciadas.
Todos os comunicados sobre as aulas durante o período da crise de saúde causada pelo novo coronavírus serão publicados no site do Senai-DF, na aba Educação, no menu Comunicados - Covid19. Qualquer dúvida ou dificuldade de acesso podem ser resolvidas pelo e-mail do SOE ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente do Sistema Fibra, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no telefone (61) 4042-6565.
Turmas semipresenciais
As aulas das turmas semipresenciais do Senai-DF também serão retomadas a partir do dia 13 de abril, por meio da plataforma que os alunos já usam, a Time to Know, pelo link.
Enquanto o decreto do governo de Brasília estiver valendo, não haverá encontros presenciais para essas turmas.
ATUALIZAÇÃO: {7/4, às 17h33 - Inclusão das informações sobre as turmas semipresenciais.}