Senai-DF lança mais de 1800 vagas gratuitas para os próximos três meses
- Detalhes
- Criado: Segunda, 11 Mai 2020 15:04

Nesta segunda-feira, 11 de maio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) abriu as inscrições para 70 turmas gratuitas. Algumas delas são destinadas a pessoas de baixa renda. São 1.810 vagas em cursos de qualificação presenciais, nas escolas do Senai no Gama e em Taguatinga, com opções de turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Os cursos são nas áreas de Alimentos, Automação, Automobilística, Construção Civil, Energia, Gestão, Gráfica, Madeira e Mobiliário, Refrigeração, Tecnologia da Informação e Vestuário. Há pré-requisitos específicos de idade e formação escolar, que variam para cada curso – veja cada um na página de inscrição.
Para se inscrever, é preciso preencher o cadastro de interesse e enviar a documentação pelo site. As aulas terão início nos meses de junho ou julho, com data a ser definida posteriormente, à medida que a turma atingir a quantidade mínima de alunos inscritos. Dúvidas sobre as mudanças no processo de matrículas podem ser tiradas aqui.
O candidato deve preencher o formulário no site e anexar a documentação digitalizada. Os documentos que devem ser digitalizados (frente e verso) são: cédula de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de situação escolar (declaração ou certificado e histórico escolar). Para alunos menores de idade, é necessário enviar também o RG e o CPF do responsável legal. Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a pré-inscrição.
Em caso de pendência, o candidato será informado por e-mail e terá um dia útil para reenviar a documentação. Após o reenvio, nova análise será feita pela instituição. Persistindo a irregularidade, a inscrição será desconsiderada pelo Senai-DF e a vaga será colocada à disposição de quem ficou na fila de espera da inscrição. A seleção dos candidatos será feita pela ordem de cadastro e pela análise de documentos.
Quando for atingida a quantidade mínima de alunos por turma, o Senai-DF vai convocar os inscritos seguindo a ordem de cadastro para efetivação da matrícula, que deverá ser feita em até três dias úteis após a convocação, das 8 às 21h, na Central de Atendimento da escola do Senai-DF onde será realizado o curso.
O candidato precisa ficar atento a convocação e às orientações de quais documentos precisam ser apresentados no ato de efetivação da matrícula. Os alunos menores de idade precisam estar acompanhados pelo responsável legal nesse momento. No caso dos cursos que são destinados a pessoas de baixa renda, será necessário preencher a autodeclaração de baixa renda.
Caso não seja atingido o número mínimo de interessados para determinado curso dentro do trimestre, a turma será reaberta no próximo ciclo e os cadastros já feitos serão considerados.
DF Inova Tech
Das 1.810 vagas lançadas, 784 são de turmas do programa DF Inova Tech, realizado pelo Senai-DF em parceria com o governo local, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF). O objetivo é fomentar a inovação e a qualificação de mão de obra para o setor produtivo, principalmente nas áreas voltadas à indústria 4.0, ampliando o alcance da educação.
Novo coronavírus
Em cumprimento ao Decreto nº 40.583, de 1º de abril de 2020, do governo do Distrito Federal, o Sistema Fibra tomou diversas medidas para colaborar com o controle da Covid-19, doença provocada pela disseminação do novo coronavírus. O Senai-DF suspendeu todas as aulas presenciais até 31 de maio. Caso as restrições determinadas pelas autoridades públicas não sejam alteradas, as atividades nas escolas serão retomadas em 1º de junho. No caso de o governo prorrogar o isolamento, o calendário de cursos e o início das novas turmas lançadas poderão ser alterados.
Mais informações pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565.