Senai-DF lança 275 vagas gratuitas em cursos semipresenciais e EAD
- Detalhes
- Criado: Sexta, 05 Junho 2020 12:30
Nesta sexta-feira, 5 de junho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) abriu as inscrições para nove turmas gratuitas de cursos semipresenciais e a distância destinadas a pessoas de baixa renda. São 275 vagas em cursos de qualificação. Os encontros presenciais serão realizados nas escolas do Senai no Gama e em Taguatinga, quando o governo do DF autorizar a retomada das atividades educacionais de forma física.
Os cursos disponíveis são nas áreas de Automobilística — Mecânico de Manutenção em Freios, Suspensão e Direção Automotiva; Mecânico de Manutenção em Motores Ciclo Otto e Ajustador Mecânico, de Construção Civil — Eletricista Instalador Residencial e Instalador Hidráulico, e ainda na área de Gestão, com o curso de Supervisor Inovador. Há pré-requisitos específicos de idade e formação escolar, que variam para cada curso – veja cada um na página de inscrição.
Para se inscrever, é preciso preencher o cadastro de interesse e enviar a documentação pelo site. A data de início das aulas será definida posteriormente, à medida que a turma atingir a quantidade mínima de alunos inscritos. Dúvidas sobre as mudanças no processo de matrículas podem ser tiradas aqui.
O candidato deve preencher o formulário no site e anexar a documentação. Os documentos que devem ser digitalizados (frente e verso) são: cédula de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de situação escolar (declaração ou certificado e histórico escolar). Para alunos menores de idade, é necessário enviar também o RG e o CPF do responsável legal. Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a pré-inscrição.
Em caso de pendência, o candidato será informado por e-mail e terá um dia útil para reenviar a documentação. Após o reenvio, nova análise será feita pela instituição. Persistindo a irregularidade, a inscrição será desconsiderada pelo Senai-DF e a vaga será colocada à disposição de quem ficou na fila de espera da inscrição. A seleção dos candidatos será feita pela ordem de cadastro e pela análise de documentos.
Quando for atingida a quantidade mínima de alunos por turma, o Senai-DF vai convocar os inscritos seguindo a ordem de cadastro para efetivação da matrícula, que deverá ser feita em até três dias úteis após a convocação, das 8 às 21h, na Central de Atendimento da escola do Senai-DF onde será realizado o curso.
No ato de efetivação da matrícula, será necessário que o candidato preencha a autodeclaração de baixa renda. Os alunos menores de idade precisam estar acompanhados pelo responsável legal nesse momento.
Caso não seja atingido o número mínimo de interessados para determinado curso dentro do trimestre, a turma será reaberta no próximo ciclo e os cadastros já feitos serão considerados.
Mais informações pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565.
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra – 5.6.2019
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra