Senai e IEL-DF entregam primeiro milhão de máscaras ao governo do DF

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF) finalizaram nessa semana a entrega de 1.004.545 máscaras de proteção reutilizáveis ao governo do DF.

A fabricação das máscaras foi iniciada em 17 de abril a partir de um convênio firmado pelo Banco de Brasília (BRB), o Instituto BRB, o governo do DF, por meio do Comitê Gestor do Programa Todos Contra a Covid com o Senai-DF, o IEL-DF e o Sindiveste-DF para a produção dos equipamentos de proteção, úteis no combate à covid-19.

Do total de máscaras produzidas e distribuídas, 454.545 foram entregues no primeiro lote, que teve a distribuição para a população iniciada pelo governo do DF em 30 de abril, quando o uso do equipamento em locais públicos passou a ser obrigatório. No segundo lote, viabilizado por assinatura de um termo aditivo, foram produzidas mais 550 mil máscaras.

A fabricação das máscaras foi feita por indústrias do setor do vestuário. O IEL-DF fez o processo de credenciamento de empresas e a logística de distribuição de insumos para a produção em esquema de rodízio. Pelo acordo as empresas receberam tecido e elásticos e ficaram responsáveis pelo corte, pela costura e pelo acabamento ou por executar o processo completo de confecção. O Senai-DF produziu o molde da máscara, deu suporte técnico e recebeu os produtos prontos, fazendo o controle de qualidade antes da entrega final. Já o Sindiveste-DF mobilizou as empresas do setor, fez checagens de produção nas indústrias e deu suporte aos empresários.

Terceira fase

Na terça-feira, 30 de junho, foi assinado mais um termo aditivo ao convênio que prevê a produção de mais um milhão de máscaras, que vão reforçar o número de peças que serão distribuídas na rede pública de ensino quando forem retomadas as aulas presenciais.

O BRB, por meio do Instituto BRB de Responsabilidade Social e Ambiental, fará a doação de R$ 2,2 milhões para o projeto e administrará a entrega das máscaras em parceria com o Comitê Gestor do Programa Todos Contra a Covid do governo do DF. Mais uma vez, o IEL-DF será responsável pelo gerenciamento de insumos e pelo credenciamento de novas empresas. Senai-DF e Sindiveste-DF continuam dando apoio técnico e controlando a qualidade.

As máscaras deste novo aditivo já estão em produção e a primeira entrega está prevista para 14 de julho, em um cronograma que segue até o mês de setembro.

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra - 17/4/2020
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST