Agosto começa com quase 4 mil vagas em cursos gratuitos do Senai-DF
- Detalhes
- Criado: Terça, 04 Agosto 2020 16:06

ATUALIZAÇÃO: 13/8, às 11h04 - Atualização das informações sobre as turmas presenciais.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) está com as inscrições abertas para 190 turmas gratuitas de 14 áreas da indústria. Algumas oportunidades são destinadas a pessoas de baixa renda. São 3.820 vagas em cursos de qualificação e aperfeiçoamento presenciais e semipresenciais nas escolas do Senai no Gama e em Taguatinga, com opções de aulas nos turnos matutino, vespertino e noturno.
O destaque das vagas fica para os cursos das áreas de Construção Civil, Gestão e Vestuário que juntas, oferecem quase 900 oportunidades de qualificação. Entre os cursos disponíveis estão Almoxarife de Obras, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Armador de Ferragens e Carpinteiro de Fôrmas, Desenhista da Construção Civil, Eletricista Instalador Residencial, Instalador Hidráulico, Jardinagem e Paisagismo, Manufatura Aditiva Aplicada, Modelagem Computadorizada, Modelagem Industrial, Pedreiro de Alvenaria, Pedreiro de Revestimento com Técnicas de Argamassa Projetada, Pintor Residencial e Processo de Construção a Seco - Drywall.
Há pré-requisitos específicos de idade e formação escolar, que variam para cada curso — veja cada um na página de inscrição. Para se inscrever, é preciso preencher o cadastro de interesse e enviar a documentação pelo site. O início das aulas será definido posteriormente, à medida que a turma atingir a quantidade mínima de alunos inscritos. Para garantir a continuidade dos estudos durante a crise de saúde da covid-19, cursos presenciais podem ser alterados e realizados parcial ou totalmente a distância, por meio de tecnologia, caso o professor e a equipe pedagógica avaliem que é possível passar o conteúdo em com qualidade. Para essa mudança das aulas de presenciais para a distância, os alunos pré-inscritos também serão consultados. No caso dos cursos semipresenciais, as aulas online começam assim que atingir o quórum mínimo de inscritos.
Inscrições e convocações
O candidato deve preencher o formulário no site e anexar a documentação digitalizada. Os documentos que devem ser digitalizados (frente e verso) são: cédula de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de situação escolar (declaração ou certificado e histórico escolar). Para alunos menores de idade, é necessário enviar também o RG e o CPF do responsável legal. Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a pré-inscrição.
Em caso de pendência, o candidato será informado por e-mail e terá um dia útil para reenviar a documentação. Após o reenvio, nova análise será feita pela instituição. Persistindo a irregularidade, a inscrição será desconsiderada pelo Senai-DF e a vaga será colocada à disposição de quem ficou na fila de espera da inscrição. A seleção dos candidatos será feita pela ordem de cadastro e pela análise de documentos.
Quando for atingida a quantidade mínima de alunos por turma, o Senai-DF vai convocar os inscritos seguindo a ordem de cadastro para efetivação da matrícula, que deverá ser feita em até três dias úteis após a convocação, das 8 às 21h, na Central de Atendimento da escola do Senai-DF onde será realizado o curso.
O candidato precisa ficar atento a convocação e às orientações de quais documentos precisam ser apresentados no ato de efetivação da matrícula. Os alunos menores de idade precisam estar acompanhados pelo responsável legal nesse momento. No caso dos cursos que são destinados a pessoas de baixa renda, será necessário preencher a autodeclaração de baixa renda.
DF Inova Tech
Entre as vagas disponíveis, 3.482 são de turmas do programa DF Inova Tech, realizado pelo Senai-DF em parceria com o governo local, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF). O objetivo é fomentar a inovação e a qualificação de mão de obra para o setor produtivo ampliando o alcance da educação.
Gratuidade
As outras 383 vagas são do Programa Senai de Gratuidade Regimental que destina vagas a pessoas de baixa renda matriculadas na educação básica ou que tenham concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Obedece ao Decreto nº 6.635/2008, que determina que o Senai vincule o valor correspondente a dois terços da receita líquida da contribuição compulsória geral para vagas gratuitas em cursos e programas de educação profissional.
Coronavírus
Em cumprimento ao Decreto nº 40.583, de 1º de abril de 2020, do governo do Distrito Federal, o Sistema Fibra tomou diversas medidas para colaborar com o controle da Covid-19, doença provocada pela disseminação do novo coronavírus. Todas as aulas presenciais no Senai-DF estão suspensas enquanto houver restrições por parte das autoridades públicas.
Mais informações pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565.