Senai-DF inicia retomada de aulas presenciais em 26 de outubro, com calendário escalonado
- Detalhes
- Criado: Terça, 20 Outubro 2020 12:06
*Atualizado em 23/10, às 21h
A partir de 26 de outubro, serão retomadas de forma escalonada as aulas presenciais de algumas turmas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Os alunos estavam com aulas a distância, mediadas por tecnologia, desde março, em respeito às medidas de combate à disseminação da covid-19 determinadas pelo governo o DF. As turmas que estão em andamento com aulas online permanecerão nesse formato.
As atividades presenciais serão prioritariamente para as aulas práticas que não puderam ser trabalhadas por meio de simuladores. A retomada das aulas ocorrerá de maneira escalonada. A partir do dia 26 de outubro, 32 turmas serão retomadas inicialmente, cada uma em um dia específico (veja aqui a lista, que será atualizada à medida que novas turmas voltarem). Por segurança e para reduzir a quantidade de estudantes por sala, cada turma foi subdividida. O horário das aulas está disponível no Portal do Aluno ou, caso deseje, o estudante poderá entrar em contato com o Serviço de Orientação Educacional (SOE) de cada escola para obter a informação:
- Senai Brasília: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Senai Gama: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Senai Sobradinho: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Senai Taguatinga e Senai Brazlândia: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em relação às outras turmas, que estão em andamento e que precisam de atividades presenciais, os alunos serão comunicados posteriormente sobre a retomada, no Portal do Aluno e pela lista disponível no site do Senai-DF.
Para organizar a retomada das atividades, o Senai-DF realizou uma pesquisa, que mostrou que 53,9% dos alunos querem o retorno das atividades educacionais presenciais e que 46,1% optaram para que as aulas permanecessem mediadas por tecnologia. Diante do resultado, o Senai-DF implementou o calendário escalonado de voltas às aulas nas escolas.
Para esse momento presencial, o Senai-DF desenvolveu um protocolo de medidas de segurança que tem como base documento produzido pelo Departamento Nacional do Senai. Foram observados vários pontos, como o acesso às unidades de ensino, o distanciamento social e a limpeza e a desinfecção dos espaços. Todas as ações e os protocolos foram consolidados no Guia de Retorno às Aulas Presenciais, enviado por e-mail e disponível para leitura no Portal do Aluno.
Os layouts dos espaços físicos foram modificados para atender às necessidades sociais de distanciamento. Os ambientes serão higienizados antes e depois das atividades, assim como as estações de trabalho, as carteiras dos alunos e demais mobiliários das salas de aula, dos laboratórios e das oficinas. Os elevadores serão higienizados para uso exclusivo de pessoas com deficiência ou com problema de locomoção temporária. Haverá escalonamento no horário de intervalo das turmas para reduzir o número de pessoas no pátio e na lanchonete, onde os alunos deverão ocupar os lugares demarcados para que mantenham a distância entre si. Também haverá pontos com álcool em gel e tapetes higienizadores para limpeza dos calçados.
Cada aluno deverá levar para a escola o seu kit individual com máscara e garrafinha de água. Para entrar nas escolas será necessário seguir algumas orientações, como:
- O aluno deverá permitir que a temperatura corporal seja aferida. Pessoas com temperatura igual ou superior a 37,8°C não poderão acessar a unidade. Alunos que estiverem nessa condição serão recepcionados em local preparado e orientados a procurarem atendimento médico. Se menor de idade, o responsável será imediatamente comunicado e o aluno deverá retornar para casa.
- O uso de máscaras será obrigatório para acesso e permanência nas escolas.
- Os alunos receberão crachás para acesso às escolas e o uso desse item é imprescindível, pois as catracas estarão desativadas.
Alunos que integram grupos de risco devem comunicar a sua condição ao Serviço de Orientação Educacional (SOE) para que sejam tomadas as devidas providências quanto à rotina escolar. Quem estiver com sintomas de covid-19 ou com infecção confirmada e alunos com algum familiar em casa infectado devem informar imediatamente ao SOE por e-mail.
*Atualização: [23/10/2020, às 21 – a lista de turmas foi atualizada, com correção de informações.]