Mundo Senai reúne conhecimento e soluções tecnológicas em evento virtual

Tradicionalmente presencial, o Mundo Senai ganhou novo formato este ano, devido a pandemia da covid-19. A comunidade, que até então se deslocava às escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para conhecer oportunidades de formação profissional na indústria e soluções tecnológicas para as empresas, pode acompanhar as atividades de forma online, durante esta sexta-feira, 27 de novembro. A ação ocorreu simultaneamente em todo o País.

No Distrito Federal, a programação foi transmitida pelo canal da TV Fibra no YouTube e teve início com o tour virtual pelas escolas do Senai no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga.mundo senai 2020 df oficina bolo no pote

Instrutores de diversas áreas apresentaram os espaços onde ocorrem aulas teóricas e práticas, a exemplo do laboratório para o ensino de energias solar e eólica no Senai Gama. “São energias renováveis que estão ganhando espaço no mercado de trabalho e o Senai está com tecnologias de ponta para auxiliar os alunos”, destacou o instrutor de Energia GTD Edson Henrique Silva.

Outro local apresentado ao público foi o SenaiLab — um ambiente de aprendizagem que estimula a economia criativa, a inovação e o conhecimento, com base no conceito “faça você mesmo”.

A programação matutina teve oficina de produção de bolos no pote, com sugestões de massas, recheios e combinações, dicas de decoração e calda e informações sobre rendimento e lucro. “A confeitaria atrai o cliente pelo olhar. Quando você olha na vitrine um produto colorido e brilhante, isso chama a atenção”, reforçou o instrutor de Alimentos e Bebidas Moisés Cordeiro, que ministrou a oficina.

mundo senai 2020 df automotiva 2Na sequência das atividades, ocorreram palestras sobre a importância da área de Segurança e Saúde no Trabalho nas empresas e sobre as capacitações profissionais voltadas à indústria da construção. Nas áreas de Automotiva, de Eletromecânica e de Eletrotécnica, instrutores apresentaram laboratórios, ferramentas e maquinários. “O Senai cumpre a sua missão em unir a teoria da sala de aula com a prática em simuladores. As tecnologias contribuem para que o estudante tenha um vasto conhecimento”, explicou o instrutor de Automotiva Athila Cavalcante. Já no momento Tecnologia da Informação, os internautas puderam aprender um pouco mais sobre manutenção preventiva de computadores, como os cuidados necessários na hora da limpeza.

Houve também uma palestra com orientações de como elaborar um currículo eficiente e objetivo. “O documento tem de ser refeito a cada vaga que a pessoa se candidata, pois tem de estar de acordo o perfil da empresa. É preciso atenção para não ter erros de português, dar destaque às experiências e habilidades pertinentes a função e, principalmente, não mentir sobre nenhuma informação”, explicou Amanda Cunha instrutora de Gestão. Qualificação profissional, boa comunicação, postura corporal, comportamento e vestimenta adequada também foram assuntos debatidos.

DF Inova Tech
No período da tarde, o Senai-DF reuniu, na escola de Taguatinga, 36 alunos do DF Inova Tech para entregar certificados de conclusão de curso. Eles são parte dos 474 estudantes que concluíram as atividades em 2020. O programa é uma parceria entre a instituição e o governo local, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF). O objetivo é qualificar profissionais para o setor produtivo, estimulando a inovação. Pela manhã, a unidade do Gama fez a entrega de outros 20 certificados.

O convênio foi assinado no ano passado e as primeiras turmas foram lançadas em 2020. A previsão é de que o DF Inova Tech oferte mais de 45 mil vagas até 2022.27 11 2020 Mundo Senai Foto Victor Hugo Pessoa Sistema Fibra Capa

“Educação em essência significa autonomia, protagonismo. É pelo próprio esforço que se conquista a independência. O programa é alinhando nesse sentido, pois a proposta é entregar profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, disse o diretor Marco Secco, durante a cerimônia.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, a parceria entre os setores público e produtivo abre portas para aqueles que mais necessitam. “Hoje podemos dizer que Brasília tem pessoas capacitadas para atender qualquer segmento empresarial que venha se instalar na cidade. Isso, é graças aos cursos técnicos e de qualificação que estamos oferecendo.”

O DF Inova Tech está com inscrições abertas para o primeiro trimestre de 2021. O edital com as vagas foi publicado em 10 de novembro. Há oportunidades nas áreas de Automação Industrial, Automotiva, Construção Civil, Domótica, Eletroeletrônica, Energia GTD (geração, transmissão e distribuição de energia), Energias Renováveis, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica, Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Vestuário.

Como Aprender a Aprender
A programação do Mundo Senai 2020 foi encerrada com a palestra Como Aprender a Aprender do Murilo Gun, um dos pioneiros da internet no Brasil. Segundo ele, os estudos não têm tempo para acabar, pois o mundo está em constante evolução. “O que se aprende hoje pode não servir para o amanhã. Por isso, é preciso buscar crescimento pessoal e profissional”, afirmou.

O palestrante destacou ainda que é preciso se conectar com o seu interior para tomar boas decisões. “Somos criados em um mundo que nos diz o devemos aprender, mas é preciso quebrar esse paradigma. O primeiro passo é entender quais os nossos reais interesses e curiosidades.”

Texto: Dayane dos Santos e Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja aqui a galeria de imagens:

Entrega de Certificados do Programa DF Inova Tech, Senai Gama.

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST