Senai-DF tem mais de 5 mil vagas para cursos que começam em 2021

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) está com oportunidades abertas em cursos gratuitos de aperfeiçoamento, de qualificação profissional e técnico nas escolas de Brasília, que fica no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga. As aulas terão início no primeiro trimestre de 2021 e as datas variam conforme o curso.

Do total de vagas, 3.739 são pelo DF Inova Tech, uma parceria da instituição com o governo local, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF). O objetivo do programa é qualificar profissionais para o setor produtivo, estimulando a inovação. O Programa Senai de Gratuidade Regimental oferece outras 2.097 vagas. 24 10 2019 Saep Foto VictorHugoPessoa Capa 2

As capacitações são nas áreas de Alimentos, Automação Industrial, Automotiva, Construção Civil, Domótica, Eletroeletrônica, Energia GTD (geração, transmissão e distribuição de energia), Energias Renováveis, Gestão, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica, Segurança do Trabalho, Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Vestuário.

No curso de Auxiliar de Eletrônica, por exemplo, com matrículas no Gama e em Taguatinga, o aluno aprenderá sobre eletricidade básica, eletrônica linear, infraestrutura elétrica predial, fundamentos de comunicação, gestão aplicada a sistemas eletroeletrônicos, eletrônica digital e montagem e manutenção de equipamentos.

Para quem se interessa por Tecnologia da Informação há várias opções. No de Desenvolvedor de Aplicativos para Mídias Digitais é possível criar e desenvolver softwares, além de determinar interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas. Ele também está disponível nas escolas do Gama e de Taguatinga.

Inscrição
Para se inscrever é necessário preencher o formulário no site do Senai-DF e anexar cópia do RG (frente e verso). Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.

Os pré-requisitos variam conforme o curso, mas terão preferência pessoas de baixa renda. No caso do curso técnico, é preciso ser maior de 16 anos, ter concluído ou estar cursando a 2ª série do Ensino Médio, além de ter conhecimento em informática básica.

As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e o Senai-DF entrará em contato por e-mail ou por telefone para agendar a efetivação da matrícula, que ocorre de forma presencial. O prazo para comparecer a unidade em que o curso será ofertado é de até dois dias úteis. No ato da matrícula, é preciso apresentar original e entregar cópia do RG, do CPF, do comprovante de situação escolar (certificado, declaração ou histórico escolar) e do comprovante de residência. Para alunos menores de idade, é necessário também o RG e o CPF do responsável legal.

Entenda as modalidades
Os cursos de Qualificação Profissional e de Aperfeiçoamento Profissional são de curta duração, com cargas de 20 a 240 horas-aulas (de uma semana a quatro meses, em média). O primeiro tem o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional. Já o segundo, trata da ampliação, complementação ou atualização de competências de determinado perfil profissional. Em ambos os casos os concluintes recebem certificados.

Os técnicos são mais longos, com cerca de 1.200 horas-aulas (de um ano a um ano e meio). Formam profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas atividades da indústria e ao fim o aluno recebe um diploma.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF — 24.10.2019
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST