Inovação tecnológica é tema de aulão do DF Inova Tech
- Detalhes
- Criado: Terça, 06 Julho 2021 19:01
Mais de 200 estudantes do programa DF Inova Tech participaram nesta terça-feira, 6 de julho, de um aulão presencial sobre inovação tecnológica. O grupo foi dividido em duas turmas, sendo uma no auditório da escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e outra na Sala Yara Amaral, localizada na unidade da mesma região administrativa do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF).
A divisão ocorreu para garantir a aplicação dos protocolos de medidas sanitárias, que observam pontos como distanciamento social, uso obrigatório de máscara e limpeza dos espaços.
No encontro, o público assistiu à duas palestras: Protagonismo Profissional na Era da Inovação Tecnológica e Inovações Tecnológicas na Indústria 4.0. A primeira foi ministrada pelo supervisor técnico do Senai-DF Lucas Faria, que abordou as teorias dos mundos Vuca e Bani, quarta revolução industrial, hard skills e soft skills no contexto atual do mercado de trabalho. Já a segunda, foi exibida pelo supervisor técnico do Senai-DF Humberto Nakayama. Ele falou sobre como a manufatura aditiva, o big data, a cibersegurança e a computação em nuvem se complementam na indústria 4.0 para compor algo maior.
Ludmila Guedes (foto), de 18 anos, que cursa a distância Designer Gráfico Editorial, afirma que o momento presencial permitiu um contato com a turma e os professores, além de dar uma visão geral sobre o que o mercado de trabalho busca. “O aulão nos mostrou o quão benéfico é a atualização profissional, que é preciso estudar constantemente. Eu acabei o Ensino Médio recentemente, tenho interesse pela área do meu curso e pretendo conseguir um trabalho no segmento, assim, acredito que o Senai irá me ajudar nesse processo.”
Os cursos do DF Inova Tech são em áreas como Automação Industrial, Automotiva, Construção Civil, Domótica, Eletroeletrônica, Energia GTD (geração, transmissão e distribuição de energia), Energias Renováveis, Gráfica e Mídias Impressas e Digitais, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica, Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Vestuário.
“O programa possibilita a geração de emprego e consequentemente de renda, pois qualifica e forma bons profissionais. A confiança do governo local depositada no Senai para executar o DF Inova Tech demostra o nosso potencial em transformar o mercado da capital federal em um curto prazo”, disse o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, aos alunos.
DF Inova Tech
O DF Inova Tech é fruto de um convênio assinado em 2019, com a Secretaria de Tecnologia e Inovação do DF e a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), e tem o objetivo de qualificar gratuitamente profissionais para o setor produtivo, estimulando a inovação. Até o fim do programa, serão 10 mil profissionais formados. Atualmente, mais de mil pessoas já concluíram um curso e outras 1,4 mil estão matriculadas.
“A meta é transformar Brasília em uma cidade inteligente e o primeiro passo é fomentar mão de obra qualificada. O programa é uma oportunidade única e que transforma vidas, pois é por meio da educação que avançamos”, explicou o secretário de Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, que foi aos dois locais onde ocorreram os aulões nesta terça-feira (6). “Serão investidos R$ 25 milhões no projeto que vai alavancar o DF”, finalizou.
Vagas abertas
Em junho, foi lançado edital do DF Inova Tech com 2.005 vagas gratuitas. O prazo para inscrição termina em 30 de setembro ou até o preenchimento das vagas. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário no site cursos.senaidf.org.br e anexar cópia do RG (frente e verso). Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.