Senai Gama recebe unidade móvel de formação em energia solar
- Detalhes
- Criado: Sexta, 23 Julho 2021 18:50
Na quinta e na sexta-feira, 22 e 23 de julho, a escola do Gama do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) recebeu o Road Show Huawei Solar. Em uma carreta com estrutura de sala de aula, pessoas da comunidade puderam participar do curso de qualificação Fundamentos e Dimensionamento do Sistema Fotovoltaico, com carga horária de quatro horas e certificado.
A iniciativa é desenvolvida pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), em parceria com a Huawei e com apoio de empresas do mercado de energia solar. Além de qualificar profissionais, o projeto tem como objetivo conscientizar a população para a importância do uso de fontes renováveis para geração de energia.
Adaptado para o ensino, o veículo dispõe de sala de aula, espaço para workshops, cozinha e lavanderia funcionais alimentadas por energia solar para atividades demonstrativas. “Levamos para os alunos fundamentos básicos de energia solar fotovoltaica, instalação, venda, dimensionamento e de comercialização, além de produtos que existem no mercado, regras básicas de segurança e financiamentos disponíveis”, explicou a Diretora de Planejamento Comercial da ABGD, Priscila Carazzatto.
Ao utilizar a estrutura do Senai Gama para a instalação da unidade móvel, Priscila destaca que o projeto poderá incentivar os alunos a continuar os estudos no Senai, que forma profissionais em diferentes áreas para a indústria.
“Esse projeto proporciona à comunidade e a profissionais avanço no conhecimento em tecnologia para que eles possam melhorar a rentabilidade de suas empresas e gerar mais renda”, destacou o analista de desenvolvimento industrial do Senai Nacional Edilson Caldas, que visitou a carreta nesta sexta-feira.
Quarenta e quatro pessoas fizeram a formação e foram certificadas na passagem do Road Show Huawei Solar pelo DF. Para participar, era preciso ter ensino médio completo, fazer a inscrição pelo site do organizador e doar um quilo de alimento não-perecível.
O Distrito Federal foi a sexta unidade da federação a receber a carreta, que percorre o Brasil desde 3 de maio e visitará diversas cidades do País. O roteiro a ser percorrido e as inscrições para as próximas paradas estão disponíveis na página da iniciativa na internet: www.roadshowhuaweisolar.com.br.
Parceria com a Huawei
Nesta sexta-feira, último dia da carreta no Senai Gama, foi assinada uma parceria entre o Senai Nacional e a Huawei para a instalação de dois laboratórios de energia solar em escolas do Gama (DF) e de Palmas (TO). “Com esta parceria, a gente busca contribuir com a indústria de energia solar com conhecimentos quanto a segurança e eficiência”, pontou o presidente da Digital Power Business Group da Huawei Brasil, Mason Qing, que assinou o termo com Edilson Caldas.
“Parcerias desse tipo trazem atualização e evolução tecnológica para nossas escolas. É importante estar alinhado com tecnologia, para que a gente forme profissionais com as necessidades do mercado. Os parceiros são extremamente importantes para a atualização da formação profissional”, disse Caldas. De acordo com o analista de desenvolvimento industrial do Senai Nacional, outra parceria já assinada com a Huawei prevê a instalação de três laboratórios para o ensino sobre fibra ótica em escolas do Senai na Bahia, no Distrito Federal e no Tocantins.