Neoenergia Brasília lança Escola de Eletricistas no DF

A distribuidora Neoenergia Brasília lançou na quarta-feira, 25 de agosto, a Escola de Eletricistas no Distrito Federal. O programa tem o objetivo de capacitar pessoas para trabalharem com instalações elétricas em redes de distribuição de energia. A iniciativa tem o apoio do governo local, por meio das secretarias da Mulher e de Trabalho e as aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF). A cerimônia ocorreu no formato online.lancamento escola de eletricistas neoenergia brasilia e senai df

A expectativa da Neoenergia é de que, ao final do curso, os participantes sejam contratados pela empresa ou encaminhados para o mercado de trabalho, por meio de instituições parceiras. A ação faz parte do programa de geração de emprego e de renda lançado pela distribuidora em 2021.

“A empresa preza por um serviço de qualidade à população do DF, mas trabalhamos também em prol da qualificação e do desenvolvimento de pessoas. Por isso, investimos em projetos que criam talentos como a Escola de Eletricistas”, afirmou o diretor-presidente da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle, na abertura do evento. 

São três turmas, com 25 alunos cada uma. Os encontros online começaram no dia 16 deste mês e ocorrem por plataforma online. Nesse primeiro momento, as aulas virtuais contemplam a parte teórica do curso Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, que tem carga horária de 480 horas. Dessas, 199 horas serão presenciais para a prática da capacitação, realizadas no Sesi Taguatinga e no Sesi Senai Sobradinho.

A metodologia do Senai-DF é baseada em um ensino no qual o profissional não só reproduz técnicas aprendidas em manuais, mas é apto a planejar, tomar decisões e realizar atividades com autonomia. “A instituição prepara os alunos para atender as demandas das indústrias com qualidade, baseada em competências adquiridas no curso. De acordo com os apontamentos da Neoenergia, vamos desenvolver um programa de sucesso”, explicou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.

O presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, falou sobre a participação do público feminino na Escola. “Caminhando com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, da ONU, a empresa assumiu o compromisso de promover o crescimento e desenvolver capacidades técnicas e humanas na capital federal. Por isso, 30% da turma foi preenchida por mulheres. O objetivo é desmitificar que a área é uma atividade exclusivamente masculina.”

Os alunos irão aprender assuntos como eletricidade básica, normas regulamentadoras (NRs), segurança no sistema elétrico de potência, instruções de segurança e meio ambiente, tarefas e requisitos básicos para intervenção em redes de distribuição, poda de vegetação, medição direta de energia elétrica e operação de chaves e equipamentos.

Texto: Dayane dos Santos
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

 

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST