Programa DF Inova Tech promove segundo aulão para estudantes
- Detalhes
- Criado: Quarta, 01 Setembro 2021 18:16
Alunos de 60 turmas do programa DF Inova Tech participaram na manhã desta quarta-feira, 1º de setembro, do segundo aulão do programa, que é uma iniciativa da Secretaria de Tecnologia e Inovação do Distrito Federal e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). Diálogos sobre Inovação Tecnológica foi o tema do encontro, que ocorreu no auditório do Senai Taguatinga, com transmissão online.
Duas palestras foram preparadas para os estudantes: Protagonismo Profissional na Era da Inovação Tecnológica e Inovações Tecnológicas na Indústria 4.0, com os supervisores técnicos do Senai-DF, Lucas Faria e Humberto Nakayama, respectivamente. Eles falaram sobre temas como quarta revolução industrial, habilidades técnicas e pessoais, segurança cibernética e integração de sistemas.
“Estamos sempre nos capacitando para ofertar aos alunos o que o mercado de trabalho pede”, disse Nakayama, ao destacar aos estudantes a importância do constante aprendizado. Assim também pensa o aluno Antônio Carlos da Silva, de 38 anos. Eletricista autônomo, ele recebeu hoje o certificado de conclusão do curso Eletricista de Sistemas Fotovoltaicos – Energia Solar. “Esta formação me trouxe mais conhecimento, vou me tornar um profissional mais completo. Hoje em dia, não dá para ficar parado”, ressaltou.
DF Inova Tech
O DF Inova Tech é fruto de um convênio assinado em 2019 e tem o objetivo de qualificar gratuitamente profissionais para o setor produtivo, estimulando a inovação. “Investimos em vocês para que estejam aptos a entrar para o mercado de trabalho; essa é uma oportunidade ímpar, aproveitem esse momento, dediquem-se e estudem muito”, pontuou o secretário de Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo, aos estudantes.
“Hoje, o mercado exige cada vez mais profissionais qualificados. Se não conhecermos as novas tecnologias e não soubermos lidar com novas competências, teremos dificuldade de desenvolver novos processos produtivos dentro das empresas”, disse a gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva.
Até esta quarta-feira (1º), a iniciativa formou 1.546 alunos e outros 1.056 estão estudando no DF Inova Tech. Vagas para novos alunos estão abertas pelo site cursos.senaidf.org.br e há previsão de lançamento de edital com novas vagas na primeira quinzena de setembro.