Senai-DF investe em aquisição de novos equipamentos para aumentar competitividade

Os cursos técnicos, de aprendizagem e de qualificação profissional ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) ganharam mais incrementos em tecnologia e competitividade como consequência da 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento, que começa na próxima terça-feira, 9 de março, no Rio de Janeiro. Desde o início dos preparativos para a competição, em meados de 2008, o departamento regional já investiu R$ 1 milhão nos cursos que compõem as 20 áreas do conhecimento atreladas à competição deste ano, das quais o DF será representado. Os investimentos focaram em aquisição de equipamentos de última geração, além de insumos, treinamento de pessoal e outros maquinários, que agregam valor à formação profissional para a indústria brasiliense.

Kalébio José Soares, competidor de Marcenaria, treina com máquina recém adquiridaNa área de Marcenaria, os alunos e competidores passaram a contar com ferramentas que auxiliam a colagem de bordas, alicates e chaves modernas, lixadeiras roto-orbitais, madeiras especiais e um aparelho que permite a colocação de ferragem em móveis de forma mais rápida, eficaz e segura (veja foto ao lado) – equipamento já muito utilizado pela indústria brasiliense. Em Eletricidade Industrial e Predial, o ganho também se deu em ferramentas como etiquetadores, tesouras de corte de chapa, brocas escalonadas, controladores de programação, medidores de energia e, inclusive, alicates que realizam atividades simultâneas.

Em Confecção de Roupas e Design de Moda, a modelagem agora é feita de forma digital, por meio de um equipamento que facilita o corte. Além disso, novas máquinas de costura de braço, de corte e cós anatômico, manequins com modelagem tridimensional e tecidos especiais de linha foram adquiridos. As ocupações de Tecnologia da Informação ganharam com aquisição de novos softwares e hardwares, como um pacote completo da Cisco, entre diversas outras atualizações de equipamentos.

A inovação também chegou às áreas de Construção em Alvenaria, Revestimento em Cerâmica e Jardinagem e Paisagismo, que ganharam em precisão: foram adquiridos aparelhos de nivelamento a laser e digital, que melhoram o tempo de execução de obras e, consequentemente, um melhor acabamento do produto final. Antes, os nivelamentos eram feitos, no caso de Jardinagem e Paisagismo, com uma simples mangueira.

Para o diretor de educação profissional do Senai-DF, Romerito  Carneiro, a Olimpíada do Conhecimento é um grande laboratório, oportunidade ideal para experimentar novas tecnologias, ferramentas, equipamentos, materiais de consumo e aplicação de novas metodologias de ensino. “Trata-se de um ciclo: na medida em que investimos em nossos cursos, mais e mais alunos serão formados pelo Senai com base nessas novidades. Assim, serão absorvidos pela indústria brasiliense, que ganhará uma mão de obra qualificada e inovadora, gerando emprego, renda e um produto de maior competitividade no mercado e de qualidade para a população”, afirma.

Neste ano, os investimentos nas áreas da educação atreladas à Olimpíada do Conhecimento no DF são 150% maiores se comparadas com o último torneio, em 2008, quando totalizaram R$ 400 mil. Com os investimentos e a melhoria dos cursos já oferecidos, o Senai-DF deverá ofertar, ainda neste ano, especializações, aumentando a qualidade do ensino para a indústria do DF.

Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Sistema Federação das Indústrias
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61-3362-3883 / 8431-0335

Foto: Cristiano Costa

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST