Primeiras turmas do Procidades são iniciadas

24 09 21 RENOVA 1 reproduçãoForam iniciadas nesta sexta-feira, 24 de setembro, as aulas da etapa de qualificação profissional do Programa de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal (Procidades). A ação é realizada pela secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho do DF, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

Nas duas primeiras turmas, são 120 alunos em cursos de aperfeiçoamento profissional. Os alunos de Planejamento de Produção na Confeitaria, com 80 horas, aprenderão sobre matérias-primas, embalagens, processos de fabricação e funcionalidade de equipamentos e utensílios. Já os de Orçamento de Obras, com 100 horas, vão aprender sobre levantamento de quantitativos, orçamento e controle de custos na execução de serviços em obras, por meio de ferramentas específicas.

Durante o primeiro encontro online, os alunos foram apresentados aos professores e à plataforma online de estudos, conheceram as regras da escola e puderam tirar dúvidas sobre como serão as atividades dos cursos.

Inscrições abertas

No Procidades, os cursos são voltados, prioritariamente, para trabalhadores de empresas localizadas em áreas de desenvolvimento econômico de Ceilândia, do Gama, de Santa Maria e do Núcleo Bandeirante. Dependentes dos trabalhadores também fazem parte do grupo prioritário. O público geral também pode se inscrever.

“O projeto visa agregar valor às empresas. Entendemos que há necessidade de atender não apenas o empresário, mas também equipe de trabalho e os colaboradores, porque, se a equipe cresce, a empresa naturalmente terá reflexos positivos”, destacou o subsecretário de Qualificação Profissional da Secretaria de Trabalho, Aníbal Araújo, durante a aula inaugural, na noite desta sexta.

Os cursos serão semipresenciais e a etapa presencial poderá ocorrer de forma remota, ao vivo, a critério do Senai-DF. As vagas do programa são para as áreas de Alimentos, Construção Civil, Eletroeletrônica, Gestão e Logística, Manutenção Automotiva, Meio Ambiente, Operador de Injetoras para Termoplásticos, Tecnologia da Informação e Vestuário. As inscrições devem ser feitas pelo site da Secretaria de Trabalho, até 2 de outubro.

O programa oferta ainda vagas para Certificação de Pessoas para as ocupações de Costureiro Industrial do Vestuário – Segmento Malha, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Pedreiro de Alvenaria Estrutural, Recepcionista em Função Polivalente e Supervisor que atua em estabelecimentos de serviços de alimentação no setor de turismo – Segurança de Alimentos.

Nesse caso, o foco é reconhecer que uma pessoa tem a qualificação necessária para o exercício da profissão em determinada ocupação, por meio de provas que podem ser escritas e/ou práticas, de acordo com a ocupação pretendida. Interessados em se inscrever devem enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome completo, telefone para contato e qual a certificação de interesse. O Senai-DF fará contato com o candidato para agendar a efetivação da a inscrição.

Texto: Samira Pádua
Foto: Reprodução
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST