Senai-DF e Secretaria de Trabalho promovem aula inaugural do Renova-DF

Alunos do segundo ciclo do Renova-DF participaram nesta sexta-feira, 1º de outubro, da aula inaugural do programa. A iniciativa é do governo do Distrito Federal, coordenada pela Secretaria de Trabalho e executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). O grupo de mil pessoas conheceu os instrutores e as regras de participação e receberam kit didático e equipamentos de proteção individual (EPI) — protetor auricular, óculos de proteção e luvas.1 10 2021 Aulão Renova DF Foto Victor Hugo Pessoa Capa 2

O encontro marcou o início do curso de Auxiliar de Manutenção, que tem carga horária de 240 horas, distribuídas em cerca de três meses de aulas. Os alunos aprenderão sobre técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.

“O programa tem o propósito de renovar a vida dos participantes por meio de uma qualificação. É uma oportunidade para acesso mais rápido ao mercado de trabalho, pois o diferencial é estar atualizado com as exigências dos empregadores. O Senai trabalha a partir das demandas da indústria e prepara os estudantes para suprir essas necessidades”, afirmou a gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva, na abertura do evento.

O encontro ocorreu de forma híbrida. Uma parte dos alunos participou presencialmente, no auditório do Senai Taguatinga, outros assistiram a transmissão da aula na Sala Yara Amaral, localizada na unidade da mesma região administrativa do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e outros acompanharam o momento no auditório do Centro Integrado Sesi e Senai, que fica no Edifício Central Park (Setor Comercial Norte). A divisão dos grupos foi feita para que não ocorressem aglomerações, em respeito ao protocolo de medidas sanitárias de combate à covid-19

As aulas ocorrerão em praças, parques infantis, quadras poliesportivas, pontos de encontro comunitário e paradas de ônibus. As atividades práticas serão realizadas com a reforma e a restauração de patrimônios públicos. Quinhentos alunos serão atendidos na região administrativa de Arniqueira, 300 serão qualificados em Ceilândia e 200 vão ter aulas em São Sebastião.

1 10 2021 Aulão Renova DF Foto Victor Hugo Pessoa Capa 3Para o secretário de Trabalho, Thales Mendes, o Renova-DF é inclusão social. “A criação do programa passou por estudos e pesquisas de campo e resultaram em ação de qualificação profissional, que irá gerar emprego e renda para população, e recuperação de equipamentos públicos, para o bem da sociedade. Além disso, os participantes criam sentimento de pertencimento ao trabalharem em prol da própria comunidade.”

Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão. “Acredito que o certificado é enriquecedor para uma pessoa comprovar o conhecimento que tem, mas sem saber a prática não se permanece em um emprego. Por isso, acredito que a proposta do Renova-DF em sair da sala de aula tradicional será maravilhoso, ir para ruas e aprender literalmente com a mão na massa”, diz Camila Raquel de Campos (foto), de 36 anos, que é da turma de Ceilândia. Ela tem experiência de seis anos na área de construção e busca se aperfeiçoar.

O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, de Governo e de Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). Em 10 de setembro, 789 alunos participaram de cerimônia de entrega de certificados do primeiro ciclo do programa.

[Atualização em 20/1, às 13h40: o número de formandos do primeiro ciclo do Renova-DF foi atualizado.]

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST