Agilidade e desenvoltura marcam primeiro dia de provas na Olimpíada

Se a vitória na Olimpíada do Conhecimento dependesse apenas de agilidade e desenvoltura, os 21 alunos do Senai-DF já poderiam comemorar. A conclusão é dos instrutores da delegação brasiliense, que iniciou ontem (10), juntamente com as outras 27 delegações, as provas da 6ª edição do maior torneio de educação profissional das Américas. O evento é realizado no complexo do Rio Centro, na zona oeste do Rio de Janeiro, e reúne 562 alunos de 41 diferentes profissões industriais, além de alunos de 12 diferentes países.

De acordo com Paulo Mendes, instrutor do aluno André Luiz de Azevedo, na ocupação Design Gráfico, o primeiro dia do aluno na competição foi bastante positivo. André teve que criar um projeto fictício para a Organizações das Nações Unidas (ONU) e para a Unesco, que consistia na elaboração de uma identidade visual, uma logomarca e um mascote para crianças, sob o tema People of the Earth, que em português quer dizer Povos da Terra. “A tarefa exigiu bastante conhecimento em planejamento, sobretudo nas teorias do design, regras e leis que regem o Design Gráfico, além de ferramentas como Illustrator, Photoshop, fechamento de arquivo voltado para área gráfica, de produção, além do manuseio das ferramentas“, conta Paulo. O DF foi medalhista de ouro nesta ocupação, na edição 2008 da Olimpíada do Conhecimento.

O aluno Israel Marcos da Silva, da ocupação Segurança do Trabalho, acertou cinco das seis questões corrigidas no fim do dia pelo seu instrutor, o ex-participante da competição, Eduardo Freitas. “Alguns estados erraram todas as questões, o que coloca o DF, pelo menos nesse primeiro módulo, à frente dos outros concorrentes”, revela. A prova de Segurança do Trabalho consistia em 25 questões sobre legislação nacional e internacional. O primeiro módulo teve duração de quatro horas e, segundo André, exigiu bastante dos alunos. Nesta ocupação, em especial, as provas foram elaboradas por todos os estados, incluindo o DF.

Do outro lado do Rio Centro, no pavilhão 4, a dupla Rodrigo Pires e Daiana Aureliano competiu em Jardinagem e Paisagismo. O ex-participante da Olimpíada Jefferson de Carvalho, que treina a dupla, diz que Rodrigo e Daiana cumpriram a primeira parte da prova com a mesma agilidade com que treinaram nos últimos meses. “No aspecto subjetivo, que consiste no layout, eles ainda têm certa dificuldade. Mas isso só será realizado no terceiro dia. Com o bom desempenho hoje, eles já ganharam tempo para se dedicar mais tarde a essa pequena deficiência”, revela.

O módulo proposto neste primeiro dia de provas para ocupação era a construção de um caminho e uma base de pérbola, duas colunas de madeira que servem como base para sustentar plantas. Jefferson compara o desempenho dos alunos no primeiro dia de competição com o primeiro dia em que ele participou, na 5ª edição do evento.  “Eles estão bem melhores e, por isso, têm tudo para levar o ouro”, revela. A prova de Jardinagem e Paisagismo, realizada no primeiro dia, também foi elaborada pelo Senai do Distrito Federal.
Em Eletricista Predial, o aluno Eber Alves adiantou toda a montagem da estrutura para instalação de um box. Agora, como afirma o instrutor Thiago Silva, Eber ganhará vantagem na hora de produzir a programação de seu trabalho. “Para um primeiro dia, o desempenho dele foi muito bom em relação ao tempo. Ele terá 16 horas para completar a prova e está indo muito bem”, diz.

Na avaliação do coordenador da Olimpíada do Conhecimento no DF, Cláudio Tavares, a delegação brasiliense está no caminho certo. “Em relação a aproveitamento de tempo e volume de trabalho, nossos alunos foram muito bem. Destaco, principalmente, as ocupações manutenção de redes TI, refrigeração, mecânica diesel, eletricista predial, entre outras. No caso da refrigeração, apenas o aluno do DF conclui a prova de hoje. Estamos todos muito confiantes”, revela.

As provas seguem até este sábado, 13 de março, quando serão conhecidos os medalhistas da 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento e os alunos que representarão o Brasil no WorldSkills em Londres, no ano que vem.

Mais informações para imprensa
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST