Neoenergia e Senai-DF formam primeiras turmas do programa Escola de Eletricistas no DF
- Detalhes
- Criado: Sexta, 10 Dezembro 2021 19:58

Quarenta e seis alunos receberam nesta sexta-feira, 10 de dezembro, os certificados de conclusão do curso Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, como parte do programa Escola de Eletricistas, da distribuidora Neoenergia. As aulas foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), com duração de 480 horas.
O programa tem o objetivo de capacitar pessoas para trabalhar com instalações elétricas em redes de distribuição de energia. De acordo com a empresa, do total de formandos, 45 serão contratados para compor o quadro de colaboradores da companhia: 26 homens e 19 mulheres.
“Vocês estarão fazendo parte de uma equipe especializada para prestar um serviço de qualidade à população do DF; sejam bem-vindos e parabéns”, disse o presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, aos novos contatados. “Agradeço ao Senai pela parceria em Brasília; tem sido fundamental este trabalho em conjunto com toda a experiência da instituição”, completou. Durante a cerimônia, os novos trabalhadores receberam da empresa os uniformes que utilizarão durante o trabalho.
Ao parabenizar os alunos, o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, destacou o compromisso da instituição. “Nossa missão é trabalhar para transformar a vida de pessoas e das empresas. A Neoenergia já tem a experiência da Escola de Eletricistas consolidada e muito positiva em outras unidades da federação e trouxe para nós o desafio de manter a qualidade dessa ação”, afirmou.
Os alunos formandos iniciaram as aulas em agosto, divididos em duas turmas. Em aulas teóricas e práticas, eles aprenderam assuntos como eletricidade básica, normas regulamentadoras, segurança no sistema elétrico de potência, instruções de segurança e meio ambiente, tarefas e requisitos básicos para intervenção em redes de distribuição, poda de vegetação, medição direta de energia elétrica e operação de chaves e equipamentos.
Idiara de Oliveira, de 27 anos (foto), é um dos concluintes e, ao falar em nome dos colegas de curso durante a cerimônia, destacou a importância da equidade de gênero. “Como uma mulher poderia trabalhar em uma área majoritariamente masculina? A Neoenergia e o Senai nos deram a resposta. Cada um de nós tem uma característica que nos define, mas que não nos impede de realizar qualquer atividade e isso ficou bem claro durante todo o curso, pois todos tínhamos o mesmo tratamento”.
Também participaram da formatura os secretários da Mulher, Ericka Filippelli, e de Trabalho, Thales Mendes Ferreira. Outra turma, com 25 alunos, também iniciada em agosto, tem formatura prevista para os primeiros meses de 2022.
Fotos: Bruno Frauzino/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF