Procidades forma 251 alunos em cursos de aperfeiçoamento profissional

O padeiro Jonh Rarder Souza (foto), de 24 anos, fez o curso de Planejamento de Produção na Panificação pelo Programa de Desenvolvimento Econômico do DF (Procidades). Nas aulas, ele aprendeu sobre manipulação de alimentos, organização de estoque, planejamento, normas e procedimentos de qualidade e segurança e higiene. A capacitação ocorreu na modalidade a distância, com encontros ao vivo por plataforma online.21 12 Procidades Jonh Rarder Victor Hugo Pessoa Senai DF

Iniciativa das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho do DF, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Procidades qualificou trabalhadores de empresas da capital federal. A aulas foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), em cursos voltados, prioritariamente, para trabalhadores de empresas localizadas em áreas de desenvolvimento econômico.

Jonh foi um dos 16 empregados da rede de supermercados Supercei e Bevia que fez o curso do Senai-DF. “Trabalho há quatro anos na área, mas aprendi muitas coisas novas. A forma correta de manipular determinada receita, por exemplo, para que ela tenha uma durabilidade maior ou até diminuição da quantidade de produtos ao fazê-la”, conta. Jonh disse ainda que seu desejo é fazer novos cursos para se aperfeiçoar. “É um ganho para mim como profissional e para empresa, pois executo minhas funções com maior precisão. Ambos evoluem.” Ele é um dos responsáveis por assar pães, fazer massas doces e salgadas, suspiros, bolos e doces na unidade do Supercei de Brazlândia

“O Procidades nos apoiou na melhoria da qualidade dos processos e na capacitação dos colaboradores. É uma oportunidade de aprendizado contínuo, que traz inúmeros benefícios, tais como satisfação do empregado e avanço da organização”, explica Bruno Meireles, gerente de Recursos Humanos do Supercei.

Formatura
Em 10 de dezembro, Jonh e outros 250 alunos participaram do encerramento do Procidades, em cerimônia de formatura no Senai Taguatinga. “O governo local, em parceria com o Senai, busca o desenvolvimento de pessoas por meio da educação, que consequentemente contribui para a mudança do viés econômico do DF, que é o de serviços públicos. A melhoria da qualificação profissional também amplia a competitividade dos negócios locais”, afirmou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, durante a cerimônia de formatura.

21 12 Procidades10122021BrunoFrauzinoSesiDF 13

Os formandos estudaram em cursos de aperfeiçoamento profissional, que trabalham a ampliação, complementação ou atualização de competências de determinado perfil profissional. As cargas horárias variaram de 60 a 140 horas, nas áreas de Alimentos, Automotiva, Construção Civil e Tecnologia da Informação. As formações foram de Documentação Técnica e Legalização de Projetos, Gestão dos Serviços de Manutenção Automotiva, Orçamento de Obras, Planejamento de Produção na Panificação, Planejamento e Gestão da Produção na Construção Civil, Planilha Eletrônica, Projeto Arquitetônico e Projeto de Sistemas Elétricos Prediais.

O objetivo do programa foi capacitar profissionais em novas tecnologias, especialmente aquelas ligadas à indústria 4.0, bem como apoiar a adoção de ferramentas para melhoria de processos produtivos.

O secretário de Trabalho do DF, Thales Mendes, explicou durante a formatura que o Procidades é parte do trabalho do governo de apoiar o crescimento das empresas. “Promovemos ações que dão condições jurídicas e tributárias para os pequenos negócios, mas é necessário ir além e agregar valor aos serviços e produtos oferecidos por eles. Por isso, a qualificação é fundamental no processo. Se o colaborador está capacitado para atender as demandas do mercado, há a satisfação pessoal e, assim, reflexos positivos na empresa em que trabalha.”

“A parceria entre as entidades soma forças para fazer a diferença, no que tange a educação como ferramenta de melhorias. É necessário estar qualificado para se posicionar no mercado de trabalho, estar atualizado com as novas tecnologias”, disse o subsecretário de Fomento ao Empreendedorismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF, Danilo Santos.

Veja a galeria de imagens:

Procidades forma 251 alunos

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF 
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST