Cerimônia encerra primeira semana de 2022 de provas da Worldskills no DF

Na tarde desta sexta-feira, 28 de janeiro, ocorreu a cerimônia de premiação das seletivas das ocupações de Confeitaria, de Panificação e de Tecnologia Automotiva para a WorldSkills 2022 — competição mundial de profissões técnicas. O evento foi realizado no auditório da escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF).Encerramento Worldskills FotoMoacirEvangelista28012022

O primeiro colocado de cada modalidade poderá representar o Brasil na 46ª edição da disputa mundial, que será em Shanghai, na China, prevista para ocorrer em outubro deste ano. A confirmação da vaga para a competição está sujeita à manutenção da nota atingida durante a seletiva, por meio de simulados que serão realizados até as vésperas da WorldSkills.

“Estes jovens estão há um bom tempo se preparando para este momento e a competição é a hora da verdade, é o momento de colocar à prova meses, e até anos de treinamento”, afirmou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco que, durante a cerimônia, relembrou a comemoração do aniversário de 80 anos do Senai, ocorrido no último dia 22. “O Senai foi criado em 1942, fez e faz parte de vários momentos da história do Brasil. Uma instituição, uma empresa, só existe por tanto tempo porque é necessária e o Senai dá uma resposta efetiva para a indústria e para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do País.”

Na WorldSkills, os competidores, de até 22 anos, precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes àquelas realizadas no dia a dia da indústria ou do setor de serviços. As seletivas formam a delegação brasileira, que será composta por alunos de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). "Os competidores desempenham nas provas o melhor de si. Já o Senai, tem o papel de manter, continuar e honrar o posto de uma das maiores instituições de educação profissional do País", disse um dos coordenadores da Olimpíada do Conhecimento do Senai Nacional Anderson Garcia Scalassara.

Para o jovem Lucas de Jesus Oliveira, de 19 anos, aluno do Senai de São Paulo que levou o primeiro lugar na ocupação de Tecnologia Automotiva a participação nas seletivas para a Worldskills também é fruto do incentivo dos instrutores. "Eles acreditaram no meu potencial e, pela motivação deles, passei a enxergar que eu era bom. O Senai me deu uma profissão, pois não sei onde eu estaria se não fosse essa grande escola", afirmou, emocionado. Misael Douglas da Silva Ramos, competidor do Senai-DF, levou a medalha de prata na seletiva. Durante as provas, eles tiveram que mostrar habilidades como diagnosticar o motor de um veículo, fazer gerenciamento eletrônico e avaliar a suspensão e direção de um carro.

Encerramento3 Worldskills FotoMoacirEvangelista28012022Cada seletiva durou, em média, 20 horas, divididas em até quatro dias de provas. O primeiro dia foi de ambientação no local das avaliações, para teste e organização de ferramentas. Ao longo da semana, os jovens realizaram as etapas da prova e foram avaliados constantemente, devendo cumprir as tarefas de acordo com padrões internacionais de qualidade.

Das competições que o Senai-DF recebeu nesta semana, as de Confeitaria e a de Panificação foram de desempate, uma vez que em outubro os estudantes das áreas participaram de uma primeira prova e atingiram exatamente a mesma pontuação. “Os treinamentos se mantiveram mesmo na pandemia. O Senai liberou insumos e equipamentos para que eu levasse para casa. Assim, pude manter o ritmo e o foco na competição. O objetivo agora é manter o título de ouro e conquistar o mundial", disse Matheus Guilherme Marchetti (foto à esquerda), de 22 anos, ouro na ocupação de Confeitaria, competindo pelo Senai paulista.

Na visão da Mariana Maria Pacheco, de 20 anos, que ocupou o alto do pódio representando o Senai de Minas Gerais em Panificação, a competição une conhecimento, dedicação e muito esforço. "Minha família tem comércio na área de alimentos e, desde criança, tenho contato com massas, pães, bolos e doces. A paixão é antiga e ser reconhecida pelo meu trabalho é grandioso. Agora vou lutar para dar orgulho ao meu País.”Encerramento2 Worldskills FotoMoacirEvangelista28012022

Participaram da cerimônia de premiação o diretor financeiro da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Walid Sariedine, que também é presidente da Junta Comercial do DF, a gerente de Educação Profissional do Senai-DF, Milla Michelle Couto Ribeiro, o diretor do Senai de Bauru-SP, Ademir Redondo, e a coordenada líder da Worldskills no DF, Eliséia Tavares.

Conheça os vencedores:

Confeitaria
Ouro: Matheus Guilherme Marchetti, de São Paulo — classificado para WorldSkills 2022
Prata: Vitória Tatiany de Sousa Reis, de Minas Gerais

Panificação
Ouro: Mariana Maria Pacheco, de Minas Gerais — classificada para WorldSkills 2022
Prata: Larissa Brito, de São Paulo

Tecnologia Automotiva
Ouro: Lucas de Jesus Oliveira, de São Paulo — classificado para WorldSkills 2022
Prata: Misael Douglas da Silva Ramos, do Distrito Federal
Bronze: Matheus Rodrigues Gelais, de Minas Gerais
4º lugar: Reinaldo Bastos Gonçalves Júnior, da Bahia
5º lugar: Yago Amaro da Silva, de Pernambuco
6º lugar: Patrick dos Santos Rodrigues, do Rio de Janeiro

Competidores da capital federal
O Senai-DF tem mais 14 competidores buscando vagas para a edição de 2022 da WorldSkills. São das áreas de Aplicação de Revestimento Cerâmico, Design Gráfico, Eletricista Industrial, Eletricista Predial, Instalações Hidráulicas e de Aquecimento, Jardinagem e Paisagismo, Movelaria, Pintura Decorativa, Segurança Cibernética, Soluções de Software para Negócios, BIM (Modelagem de Informações de Construção) e Tecnologia da Moda. Ao todo, são 17 ocupações e 19 competidores.

Outros três competidores já disputaram seletivas em dezembro de 2021, porém não se classificaram. São das áreas de Eletrônica, Funilaria Automotiva e Sistema de Drywall e Estucagem.

Também de 24 a 28 de janeiro, o competidor Rickelme Ferreira dos Santos disputou seletiva em nome da capital federal em Recife (PE). Ele participou das provas da ocupação de Gestão de Sistemas de Redes TI e ficou em quinto lugar.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Moacir Evangelista/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
Veja aqui a galeria de imagens:
 

Cerimônia encerra primeira semana de 2022 de provas da Worldskills no DF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST