Formandos do terceiro ciclo do Renova-DF recebem certificados
- Detalhes
- Criado: Sexta, 18 Fevereiro 2022 17:23
Na manhã desta sexta-feira, 18 de fevereiro, 1.164 alunos do terceiro ciclo do Renova-DF receberam os certificados de conclusão do curso de Auxiliar de Manutenção, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). O programa, coordenado pela Secretaria de Trabalho do DF, tem o objetivo de qualificar pessoas desempregadas e, por meio das atividades práticas, reformar e restaurar equipamentos públicos.
A cerimônia de entrega ocorreu no ginásio da escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF). Eliane Rosa Pereira (foto), de 19 anos, foi um dos formandos. Ela soube do programa por uma amiga, que participou do primeiro ciclo.
“Aprendi muito e acredito que meu futuro agora vai ser bem melhor. Essa é uma área pela qual me interessei bastante e já comecei a procurar emprego”, conta. Ela também fala do orgulho em passar por locais restaurados: “Ter revitalizado um lugar que minha filha e outras crianças podem usar foi muito satisfatório”.
Com carga horária de 240 horas, o curso tem cerca de três meses de duração e os alunos aprendem técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.
As aulas são ministradas em espaços públicos como praças, parques infantis, quadras poliesportivas, pontos de encontro comunitário e paradas de ônibus. No terceiro ciclo, os trabalhos ocorreram em Águas Claras, na Estrutural, no Guará, no Itapoã, no Plano Piloto e no Riacho Fundo I. “Esse é um projeto não só de qualificação profissional, mas para reanimar as pessoas para a vida. O certificado do Senai que vocês recebem hoje é respeitado no mercado de trabalho”, destacou o governador do DF, Ibaneis Rocha, durante a entrega dos documentos aos formandos.
Também presente à cerimônia, o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano, destacou a importância da formação profissional para o mercado. “O setor da construção, que é parte da base de representação da Fibra, é carente de mão de obra qualificada e vocês agora deram o primeiro passo para essa qualificação. O Senai está apto para qualquer outra especialização que vocês necessitem.”
Histórico
O primeiro ciclo do Renova-DF formou 789 alunos, com ações em Samambaia e em Ceilândia. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu em setembro de 2021. No mesmo mês, outras mil pessoas ingressaram no projeto. Destas, 732 concluíram a capacitação, com aulas nas regiões administrativas de Arniqueira, de Ceilândia e de São Sebastião.
Em novembro do mesmo ano, começou o terceiro ciclo do programa com mais 1,5 mil alunos em Águas Claras, na Estrutural, no Guará, no Itapoã, no Plano Piloto e no Riacho Fundo I. Nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, 1.164 concluíram a capacitação e receberam os certificados.
O quarto ciclo, também com 1,5 mil alunos, iniciou as atividades na segunda quinzena de dezembro de 2021, no Plano Piloto.
“A palavra de ordem do programa Renova-DF é trazer esperança para todos aqueles que participam dos nossos cursos de qualificação, para que isso possa ser uma porta para que eles alcancem o mercado de trabalho e o respeito das pessoas e que consigam sustentar as famílias da forma mais digna possível”, disse o secretário de Trabalho, Thales Mendes Ferreira.
O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, de Governo e de Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). As inscrições são feitas pela Secretaria de Trabalho.
[Atualização em 23/12, às 14h20: o número de formandos do 3º ciclo do Renova-DF foi atualizado]
Veja aqui a galeria de imagens: