Alunos do Senai-DF disputam a etapa escolar do Grand Prix de Inovação

Na quarta-feira, 23 de fevereiro, ocorreu a fase escolar do Grand Prix de Inovação. Alunos das escolas do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) participaram da disputa, que tem como objetivo estimular a criação de soluções inovadoras para problemas reais da indústria.fase escolar Grand Prix de Inovação Senai DF FotoMoacirEvangelista 23.2.2022

O desafio dos estudantes foi proposto pela fábrica brasiliense de massas e tintas para pintura MisterCryl. O processo de produção na empresa ocorre de forma manual e por máquinas controladas pelos funcionários, passando pelas etapas de pesagem de produtos, de mistura de insumos, de análise de material, de embalagem e, por último, de expedição e estocagem. Recentemente, a fábrica mudou-se de endereço, fator que tem causado perdas no processo produtivo por conta de adequações que ainda precisam ser feitas na planta da indústria.

A partir da problemática apresentada pela MisterCryl, os alunos do Senai-DF se reuniram em equipes, chamadas de escuderias, que competiram entre si, sendo quatro grupos de Taguatinga, dois do Gama e um de Sobradinho, este último se reuniu no formato online.

Os critérios avaliados no projeto foram aderência ao desafio, grau de inovação, objeto da ideia, sustentabilidade, modelo de negócio, potencial de mercado e organização da equipe. As escuderias exibiram projeto pelo modelo canvas e protótipo e apresentaram vídeo pitch, que é uma explicação rápida e objetiva. Eles tiveram quatro horas para elaboração da ideia.

fase escolar Grand Prix de Inovação Senai DF FotoMarcosGomes 23.2.2022“Propusemos um sistema de automatização do processo. A implementação de uma máquina de separação da matéria-prima, uma dosadora e uma misturadora com capacidade maior. Os equipamentos seriam comandados por robô. Assim, haveria maior precisão e rapidez na execução do trabalho”, explica Henrique Eduardo Abrantes, de 15 anos, aluno do curso Técnico em Eletrotécnica do Senai Gama. A escuderia dele foi a campeã da escola (foto à esquerda). “A competição permite o trabalho em grupo, o saber ouvir o próximo, a junção de ideias em prol de uma resolução e o aprender a inovar. É uma oportunidade única”, afirma.

As apresentações dos projetos e o anúncio dos vencedores ocorreram virtualmente, com a presença do promotor de vendas da MisterCryl Edno Pereira. Ele comentou cada ideia apresentada pelos jovens e fez considerações quanto à aplicabilidade na indústria. “É gratificante ver o quanto os estudantes têm ideias inovadoras e do potencial deles em exibi-las. Alguns dos temas abordados foram ditos por profissionais do setor, que já contratamos para nos auxiliar”, disse. Edno também esteve presente durante o tempo do desafio, pelo celular ele pôde tirar dúvidas dos alunos. As equipes vencedoras ganharam como prêmio uma visita à fábrica da MisterCryl.fase escolar Grand Prix de Inovação Senai DF

Educação e inovação
O Senai estimula a inovação e o empreendedorismo nos seus alunos em vários níveis, levando em conta que são competências exigidas no mercado de trabalho. No Grand Prix, competição interna das escolas, os estudantes trabalham com empresas da mesma região e agem no campo da ideia. No Projetos Integradores, atendem a desafios de qualquer lugar do País e colocam a ideia em prática. Por fim, há o Inova, no qual o Senai realiza um investimento para que os alunos façam o protótipo de forma mais elaborada.

Conheça as escuderias campeãs

Senai Gama:
Ellen Paula — Técnico em Eletrotécnica
Henrique Eduardo Abrantes — Técnico em Eletrotécnica
Luís Felipe — Técnico em Eletrotécnica
Ronald Alexander — Aprendizagem em Assistente Administrativo
Thiemy de Lacerda — Técnico em Eletrotécnica

Senai Sobradinho:
Guilherme Santos Ribeiro — Aprendizagem em Administração
Luiz Eduardo de Sales Carneiro — Aprendizagem em Administração
Giovana Tavares Caliman — Aprendizagem em Administração

Senai Taguatinga:
Afonso Rafael Evangelista — Aprendizagem em Programador em Back-End
Bruno Hiyane Matsuda — Aprendizagem em Programador em Back-End
Clara Matos Rodrigues — Aprendizagem em Programador em Back-End
Isabelle Freire Sousa — Aprendizagem em Programador em Back-End
Josué de Souza Augusto — Aprendizagem em Programador em Back-End

 

Texto: Dayane dos Santos
Foto do Senai Gama: Marcos Gomes/Senai-DF
Foto do Senai Taguatinga: Moacir Evangelista/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST