Quarto ciclo do Renova-DF forma mais de mil alunos

Após reformar e restaurar 110 equipamentos públicos como parte do processo de aprendizagem do curso de Auxiliar de Manutenção, 1.111 alunos do programa Renova-DF receberam o certificado de conclusão da formação ofertada pela Secretaria de Trabalho do Distrito Federal e ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

A cerimônia de entrega dos documentos ocorreu na manhã desta quarta-feira, 30 de março, no ginásio da unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF).

Com carga horária de 240 horas, o curso tem cerca de três meses de duração e os alunos aprendem técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.

30 renova df moacir evangelista 2“Não há nada melhor no mundo do que ter oportunidade, o que faz de nós pessoas grandes. E é exatamente isso que esse programa faz, engrandecendo as pessoas do Distrito Federal através do ensino e da prática”, destacou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano ressaltou que o programa é uma resposta à necessidade da indústria local. “No documento de propostas para o desenvolvimento do Distrito Federal apresentado pela Fibra ao governo do DF, um dos principais pontos que os empresários apontam é a carência de mão de obra qualificada. E esse aqui é o primeiro passo que vocês deram nessa qualificação”, disse, fazendo referência à publicação A Indústria e o DF: Proposta Para Uma Agenda de Crescimento - Edição Atualizada 2021, entregue pela Federação ao governador e a secretários de Estado do DF em dezembro do ano passado.

O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, de Governo e de Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). As inscrições são feitas pela Secretaria de Trabalho.

Oportunidade
Um dos formandos foi Ana Cláudia Conceição Cardoso (foto). Ela tem experiência como cabeleireira, artesã, faxineira e monitora escolar, mas, com a pandemia, perdeu a fonte de renda e encontrou no Renova-DF a oportunidade para recomeçar.30 renova df moacir evangelista 1

“O Renova foi um divisor de águas, uma experiência que chegou em um momento muito difícil não só para mim, mas para todos. Estávamos enfrentando, além da pandemia, as necessidades financeiras, o desemprego, o medo e a incerteza sobre o amanhã”, relatou ela, que representou os alunos no palco como oradora das turmas. “O curso me deu a oportunidade de aprender mais uma profissão e ainda me tirar o estresse, o cansaço e o marasmo do desespero de ficar em casa sem estímulo, sem ânimo e sem nenhuma atividade remunerada”, completou.

No Renova-DF, as aulas são ministradas em espaços públicos como praças, parques infantis, quadras poliesportivas, pontos de encontro comunitário e paradas de ônibus. “O Renova-DF não é um programa individual, mas coletivo, construído com o suor e a dedicação de todos que participam”, ressaltou o secretário de Trabalho, Thales Mendes Ferreira. Ao parabenizar os alunos pela conquista, ele destacou: “Isso aqui significa para cada um que fez o curso esperança de uma vida melhor, de um trabalho digno, de respeito para si, para a sua família e para a sociedade. É isso que a gente busca”.

Participaram da cerimônia de hoje o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), e os deputados distritais Agaciel Maia (PL), Jorge Vianna (Podemos) e Robério Negreiros (PSD).

30 renova df moacir evangelista

Histórico
O Renova-DF teve início em maio de 2021. O primeiro ciclo formou 789 alunos, com ações em Samambaia e em Ceilândia. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu em setembro de 2021. No mesmo mês, outras mil pessoas ingressaram no projeto. Destas, 732 concluíram a capacitação, com aulas nas regiões administrativas de Arniqueira, de Ceilândia e de São Sebastião.

Em novembro do mesmo ano, começou o terceiro ciclo do programa com mais 1,5 mil alunos em Águas Claras, na Estrutural, no Guará, no Itapoã, no Plano Piloto e no Riacho Fundo I. Em fevereiro, 1.164 concluíram a capacitação e receberam os certificados.

O quarto ciclo, também com 1,5 mil alunos, iniciou as atividades na segunda quinzena de dezembro de 2021. Desses, 1.111 formaram-se nesta quarta-feira, 30 de março. Foram feitas intervenções no Itapoã, no Plano Piloto, no Varjão e na região de Vargem Bonita, no Park Way.

O quinto ciclo teve início em março de 2022, com 2.037 alunos que atuam na Asa Norte e em campos sintéticos e centros olímpicos pelas regiões da capital federal.

[Atualização em 23/12, às 14h25: os números de formandos dos 3º e 4º ciclos do Renova-DF foram atualizados]

Texto: Samira Pádua
Fotos: Moacir Evangelista/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja aqui a galeria de imagens:
 

Quarto ciclo do Renova-DF forma 1.134 alunos

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST