Quarto ciclo do Renova-DF forma mais de mil alunos
- Detalhes
- Criado: Quarta, 30 Março 2022 14:21
Após reformar e restaurar 110 equipamentos públicos como parte do processo de aprendizagem do curso de Auxiliar de Manutenção, 1.111 alunos do programa Renova-DF receberam o certificado de conclusão da formação ofertada pela Secretaria de Trabalho do Distrito Federal e ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).
A cerimônia de entrega dos documentos ocorreu na manhã desta quarta-feira, 30 de março, no ginásio da unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF).
Com carga horária de 240 horas, o curso tem cerca de três meses de duração e os alunos aprendem técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.
“Não há nada melhor no mundo do que ter oportunidade, o que faz de nós pessoas grandes. E é exatamente isso que esse programa faz, engrandecendo as pessoas do Distrito Federal através do ensino e da prática”, destacou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
Primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano ressaltou que o programa é uma resposta à necessidade da indústria local. “No documento de propostas para o desenvolvimento do Distrito Federal apresentado pela Fibra ao governo do DF, um dos principais pontos que os empresários apontam é a carência de mão de obra qualificada. E esse aqui é o primeiro passo que vocês deram nessa qualificação”, disse, fazendo referência à publicação A Indústria e o DF: Proposta Para Uma Agenda de Crescimento - Edição Atualizada 2021, entregue pela Federação ao governador e a secretários de Estado do DF em dezembro do ano passado.
O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, de Governo e de Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). As inscrições são feitas pela Secretaria de Trabalho.
Oportunidade
Um dos formandos foi Ana Cláudia Conceição Cardoso (foto). Ela tem experiência como cabeleireira, artesã, faxineira e monitora escolar, mas, com a pandemia, perdeu a fonte de renda e encontrou no Renova-DF a oportunidade para recomeçar.
“O Renova foi um divisor de águas, uma experiência que chegou em um momento muito difícil não só para mim, mas para todos. Estávamos enfrentando, além da pandemia, as necessidades financeiras, o desemprego, o medo e a incerteza sobre o amanhã”, relatou ela, que representou os alunos no palco como oradora das turmas. “O curso me deu a oportunidade de aprender mais uma profissão e ainda me tirar o estresse, o cansaço e o marasmo do desespero de ficar em casa sem estímulo, sem ânimo e sem nenhuma atividade remunerada”, completou.
No Renova-DF, as aulas são ministradas em espaços públicos como praças, parques infantis, quadras poliesportivas, pontos de encontro comunitário e paradas de ônibus. “O Renova-DF não é um programa individual, mas coletivo, construído com o suor e a dedicação de todos que participam”, ressaltou o secretário de Trabalho, Thales Mendes Ferreira. Ao parabenizar os alunos pela conquista, ele destacou: “Isso aqui significa para cada um que fez o curso esperança de uma vida melhor, de um trabalho digno, de respeito para si, para a sua família e para a sociedade. É isso que a gente busca”.
Participaram da cerimônia de hoje o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), e os deputados distritais Agaciel Maia (PL), Jorge Vianna (Podemos) e Robério Negreiros (PSD).
Histórico
O Renova-DF teve início em maio de 2021. O primeiro ciclo formou 789 alunos, com ações em Samambaia e em Ceilândia. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu em setembro de 2021. No mesmo mês, outras mil pessoas ingressaram no projeto. Destas, 732 concluíram a capacitação, com aulas nas regiões administrativas de Arniqueira, de Ceilândia e de São Sebastião.
Em novembro do mesmo ano, começou o terceiro ciclo do programa com mais 1,5 mil alunos em Águas Claras, na Estrutural, no Guará, no Itapoã, no Plano Piloto e no Riacho Fundo I. Em fevereiro, 1.164 concluíram a capacitação e receberam os certificados.
O quarto ciclo, também com 1,5 mil alunos, iniciou as atividades na segunda quinzena de dezembro de 2021. Desses, 1.111 formaram-se nesta quarta-feira, 30 de março. Foram feitas intervenções no Itapoã, no Plano Piloto, no Varjão e na região de Vargem Bonita, no Park Way.
O quinto ciclo teve início em março de 2022, com 2.037 alunos que atuam na Asa Norte e em campos sintéticos e centros olímpicos pelas regiões da capital federal.
[Atualização em 23/12, às 14h25: os números de formandos dos 3º e 4º ciclos do Renova-DF foram atualizados]
Fotos: Moacir Evangelista/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF