Novo ciclo do Renova-DF tem 1,5 mil alunos

A Secretaria de Trabalho do Distrito Federal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) deram início nesta sexta-feira, 8 de abril, ao quinto ciclo B do programa Renova-DF, com 1,5 mil alunos. O lançamento ocorreu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

O programa qualifica pessoas desempregadas com o curso Auxiliar de Manutenção. No ciclo lançado hoje, um novo perfil de alunos fará parte do Renova-DF: 98 pessoas em situação de rua formarão quatro turmas no programa. Os alunos são acompanhados em unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e foram selecionados pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Durante o curso, os alunos aprendem na vivência profissional técnicas de cursos de jardinagem, de pedreiro, de pintor e de instalações elétricas. O objetivo é que eles apliquem o aprendizado na revitalização de espaços públicos. As aulas ocorrem em locais como praças, parques infantis, quadras poliesportivas e pontos de encontro comunitário em regiões administrativas do Distrito Federal.

A aula inaugural do quinto ciclo B será em 11 de abril, quando os estudantes receberão informações sobre o curso. No dia 12, será ministrado um workshop de segurança do trabalho na construção civil, com orientações sobre medidas de prevenção de acidentes nas aulas práticas. Já no dia 13 ocorrerá uma palestra sobre prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

“Este é um programa que cumpre dois papéis importantes: o primeiro, de dar oportunidade para pessoas que estão em situação de fragilidade social e, o segundo, de encaminhar os participantes para a formação profissional, ampliando as possiblidades de emprego”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, que participou do evento de abertura do quinto ciclo B do Renova-DF.

O secretário de Trabalho, Thales Mendes, relembrou o número de formados do programa até o momento, que supera os 3,7 mil alunos. “O Renova-DF não é um programa que simplesmente ajuda as pessoas, mas que dá a elas oportunidades, com a bolsa aliada à qualificação profissional”, disse.

Participaram do lançamento da turma a secretária de Desenvolvimento Social do DF, Mayara Noronha, a deputada federal Celina Leão (PP) e o deputado distrital Robério Negreiros (PSD).

RenovaDF FotoMoacirEvangelista08042022 2

Histórico
O Renova-DF teve início em maio de 2021. O primeiro ciclo formou 789 alunos, com ações em Samambaia e em Ceilândia. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu em setembro de 2021. No mesmo mês, outras mil pessoas ingressaram no projeto. Destas, 732 concluíram a capacitação, com aulas nas regiões administrativas de Arniqueira, de Ceilândia e de São Sebastião.

Em novembro do mesmo ano, começou o terceiro ciclo do programa com mais 1,5 mil alunos em Águas Claras, na Estrutural, no Guará, no Itapoã, no Plano Piloto e no Riacho Fundo I. Em fevereiro deste ano, 1.164 concluíram a capacitação e receberam os certificados.

O quarto ciclo, também com 1,5 mil alunos, iniciou as atividades na segunda quinzena de dezembro de 2021. Desses, 1.111 formaram-se em março de 2022. Foram feitas intervenções no Itapoã, no Plano Piloto, no Varjão e na região de Vargem Bonita, no Park Way.

O quinto ciclo teve início em março de 2022, com 2.037 alunos que atuam na Asa Norte e em campos sintéticos e centros olímpicos pelas regiões da capital federal.

[Atualização em 23/12, às 14h25: os números de formandos dos 3º e 4º ciclos do Renova-DF foram atualizados]

Texto: Nilson Carvalho e Samira Pádua
Foto: Moacir Evangelista/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Veja aqui a galeria de imagens.

 

 

RenovaDF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST