Senai-DF associa-se ao BIM Fórum Brasil
- Detalhes
- Criado: Quinta, 12 Mai 2022 17:26

Desde abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) é membro do BIM Fórum Brasil — associação nacional, sem fins lucrativos, que reúne agentes da cadeia produtiva da construção civil para a disseminação do conceito da tecnologia BIM no setor.
BIM é uma sigla em inglês para Building Information Modeling, traduzida para o português como Modelagem da Informação da Construção. O BIM integra tecnologias e processos inteligentes às fases da construção de uma edificação, permitindo que todo o ciclo de vida de uma obra seja mapeado e acompanhado em tempo real, aumentando a eficiência e a precisão dos processos.
A associação ao BIM Fórum Brasil coloca o Senai-DF como parte do principal grupo de discussão do tema no País, permitindo participar de grupos de trabalho e de missões técnicas relacionadas ao assunto. “A associação ao BIM Fórum Brasil é um passo muito importante para o Senai-DF no caminho de levar ao setor da construção suporte na aplicação das tecnologias mais modernas disponíveis no mercado. A metodologia BIM representa o futuro do setor da construção e o Senai-DF, por meio do Instituto Senai de Tecnologia da Construção Civil do DF [ISTCC-DF], dá mais um passo para apoiar empresas com consultorias da metodologia BIM”, afirma o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.
Instituições e empresas de todo o País são associadas ao BIM Fórum Brasil. No Distrito Federal, além do Senai-DF, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) também é membro do fórum.
Pesquisa sobre a metodologia
Em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF), o ISTCC-DF realizou nos meses de março e abril pesquisa com empresas da construção com o objetivo de compreender as necessidades do setor em relação ao BIM. Os dados da pesquisa estão em fase de análise e servirão de base para a formulação da melhor estratégia de atendimento do ISTCC-DF para empresas que queiram aplicar a metodologia.
Texto: Nilson Carvalho
Foto: Moacir Evangelista/Senai-DF - 24.9.2019
Assessoria de Comunicação do Senai-DF