Mais Senai inicia duas turmas de Padeiro na fábrica da rede Pão Dourado
- Detalhes
- Criado: Quarta, 25 Mai 2022 18:38
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) realizou na segunda-feira, 23 de maio, as aulas inaugurais de mais duas turmas do programa Mais Senai — que realiza capacitações fora das unidades de ensino.
Dessa vez, a fábrica da Pão Dourado, que fica no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), recebe a equipe da instituição para ministrar o curso de Padeiro. A Pão Dourado tem uma rede de 19 lojas no DF e a fábrica no SIA, responsável pela produção da maior parte dos pães, bolos, doces e salgados vendidos na rede.
A iniciativa tem o objetivo de formar novos profissionais na área e de reciclar o conhecimento daqueles que já trabalham com a panificação. O curso tem carga horária de 200 horas, cerca de três meses de duração. Os 44 alunos, que são funcionários da empresa, aprenderão sobre como planejar e executar o preparo de massas salgadas e doces e a fazer receitas de coberturas, cremes, biscoitos e bolos, além de receber orientações quantos aos procedimentos técnicos de qualidade, de segurança e de higiene.
“A maioria dos participantes têm conhecimento do funcionamento de uma cozinha e da produção de alimentos. Por isso, eu pretendo lapidar aquilo que eles já executam no dia a dia. A meta é desenvolver a parte prática da profissão, aliada a técnicas e normas”, explica o instrutor do Senai-DF Roberto Okada.
As turmas são compostas por padeiros, confeiteiros, chapeiros, atendentes de lanchonete, técnicos em nutrição e gerentes de loja. Regiane Silva (foto), de 28 anos, trabalha na loja da quadra 301 do Sudoeste e é uma das alunas do turno vespertino. Ela acredita que a capacitação lhe dará mais conhecimento para desempenhar sua função. “Estou na empresa há quatro anos e nesse tempo aprendi a entender o funcionamento do todo, mas com o curso de Padeiro terei mais propriedade e credibilidade para tratar sobre determinadas questões. Aprendizado nunca é demais”, afirma a técnica em nutrição.
Na visão do empresário Darlan Guimarães, dono da Pão Dourado, a parceria com o Senai-DF reforça o trabalho de investimento nos colaboradores. “A nossa equipe é boa e nada é mais justo do que capacitá-la, ao invés de procurar profissionais no mercado. Todos receberão o certificado de uma instituição de educação renomada, que atestará a competência do grupo.” Para ele, a ação também é uma maneira de igualar o perfil da área. “Estamos dando a oportunidade para que mais mulheres se tornem padeiras, pois hoje o mercado é predominado por homens.”
Histórico
Até o início deste mês, o Mais Senai entregou 185 certificados em cursos nas áreas de Alimentos, Construção Civil, Gestão, Tecnologia da Informação e Vestuário. Em 2021, o programa formou 850 alunos.