Alunos do 5º ciclo A do Renova-DF recebem certificados de conclusão
- Detalhes
- Criado: Quarta, 15 Junho 2022 18:08
Na manhã desta quarta-feira, 15 de junho, 1.413 alunos do Renova-DF receberam os certificados de conclusão do curso Auxiliar de Manutenção, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Trabalho do DF e a formatura ocorreu no ginásio da unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF).
As aulas do quinto ciclo A ocorreram de março a junho deste ano, em espaços públicos de Brazlândia, de Ceilândia, da Estrutural, do Gama, do Paranoá, de Planaltina, do Plano Piloto, do Riacho Fundo I, de São Sebastião, de Sobradinho II e do Varjão.
Ao falar aos formandos, o governador do DF, Ibaneis Rocha, agradeceu o trabalho prestado para a cidade e falou da importância da qualificação para a melhoria de vida. “Estamos em período pós-pandemia, em que a economia do País está retomando. Sabemos que milhares de vocês vão ter a oportunidade de um emprego para levar renda para suas casas e sustentar suas famílias para viver com dignidade”, disse.
Em 240 horas de curso, os alunos aprenderam técnicas como as de jardinagem, de alvenaria, de pintura e de instalações elétricas. “Hoje é o momento de conclusão da jornada de qualificação profissional e um grande passo para a sonhada vaga de trabalho”, ressalta o secretário de Trabalho, Thales Mendes.
“Esse ciclo teve uma especificidade, que foi o treinamento para trabalhar em altura, que era uma grande demanda das construtoras no processo de recuperação dos viadutos”, completa o secretário. Cem estudantes que participaram da revitalização desses equipamentos públicos receberam treinamento sobre a Norma Regulamentadora nº 35, que trata desse tipo de trabalho.
Cento e vinte e cinco espaços foram recuperados durante as aulas, como praças, parques infantis, campos de grama e sintéticos, centros olímpicos e quadras esportivas. “O Senai é referência mundial em qualificação. O mercado de trabalho está aberto e a construção civil é carente de mão de obra qualificada. Vocês deram o primeiro passo e podem continuar se capacitando”, destacou o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano.
Participaram da formatura os deputados distritais Fernando Fernandes (PROS), Jorge Vianna (PSD) e Robério Negreiros (PSD).
Histórico
O Renova-DF teve início em maio de 2021. O primeiro ciclo formou 789 alunos, com ações em Samambaia e em Ceilândia. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu em setembro de 2021. No mesmo mês, outras mil pessoas ingressaram no projeto. Destas, 732 concluíram a capacitação, com aulas nas regiões administrativas de Arniqueira, de Ceilândia e de São Sebastião.
Em novembro do mesmo ano, começou o terceiro ciclo do programa com mais 1,5 mil alunos em Águas Claras, na Estrutural, no Guará, no Itapoã, no Plano Piloto e no Riacho Fundo I. Em fevereiro, 1.164 concluíram a capacitação e receberam os certificados.
O quarto ciclo, também com 1,5 mil alunos, iniciou as atividades na segunda quinzena de dezembro de 2021. Desses, 1.111 formaram-se em março de 2022. Foram feitas intervenções no Itapoã, no Plano Piloto, no Varjão e na região de Vargem Bonita, no Park Way.
O quinto ciclo A teve início em março de 2022, com 2.037 alunos, dos quais 1.413 formaram-se hoje. Em abril, mais 1,5 mil alunos ingressaram no quinto ciclo B do programa. Nessa terça-feira, 14 de junho, teve início o 6º ciclo, com 2,5 mil alunos.
[Atualização em 23/12, às 14h25: os números de formandos do 3º ao 5º ciclo A do Renova-DF foram atualizados]